Pesquisar neste blog

Felicidade Divina (François René de Chateaubriand, in O Gênio do Cristianismo)

sábado, 22 de dezembro de 2007

Felicidade Divina

Digam-nos desde já: se a alma se extingue na sepultura, de onde nos vem o desejo de felicidade que nos atormenta? As nossas paixões terrenas facilmente se fartam: amor, ambição, cólera, tem uma segura plenitude de gozo; a ânsia de felicidade é a única que carece de satisfação como objeto, porque se não sabe o que é esta felicidade que se quer. Força é concordar que, se tudo é matéria, a natureza, neste caso enganou-se estranhamente, fez um sentimento sem aplicação.
É certo que a nossa alma deseja eternamente; apenas alcança o objeto da sua cobiça, deseja de novo; o universo inteiro não a sacia. O infinito é o campo único que lhe convém; apraz-se em desorientar-se no labirinto dos números, e conceber as máximas e as mínimas dimensões. Enfim, repleta, mas não saciada do que devorou, atira-se ao seio de Deus, onde convergem as ideias do infinito em perfeição, em tempo, e em espaço; ela, porém, não se ingolfa na Divindade senão porque essa Divindade é cheia de trevas, Deus absconditus.
Se lhe fosse clara a intuição divina, desdenha-la-ia como a tudo que está sujeito à sua compreensão. E com razão talvez; porque se a alma se explicasse ao justo o eterno princípio, ela seria superior ou igual a esse princípio. A ordem das coisas divinas difere da ordem das coisas humanas: um homem pode compreender o poder de um rei sem ser rei; mas um homem que compreendesse Deus seria Deus.

Fonte: http://citador.weblog.com.pt/arquivo/181336.html
 

Seguidores do blog

Mais lidos