Pesquisar neste blog

Carregando...

Como fazer convites no Photoshop parte 1 (video, tutorial)

sábado, 23 de maio de 2009


Uma usuária do blog me indagou o seguinte:

Oi, meu sobrinho vai nascer e eu gostaria de fazer os convitinhos do chá de BebÊ e não sei ainda como fazê-los. Queria fazer no estilo desses comprados(que abre e fecha, para escrever dentro o que trazer, e do lado de fora algo bonito e criativo, como capa do convite, igual de papelaria mesmo, mas nem precisa ser tão pequeno). Nem imagino como fazer, medidas, desenhos..Será que você tem algo parecido, ou então, semi pronto para eu ter uma idéia? O bb que chega é um menino, Davi!

Agradeço imensamente!!

Daniele, obrigado pela participação no blog e por clicar nos banners. Olha, realmente, o que você quer saber exige um certo conhecimento de Photoshop ou outros editores gráficos. Se eu for para os últimos passos desse assunto, terei cortado tanta coisa que resultará em ainda mais dúvidas. Até conhecimentos de impressão são necessários, pois você deseja preparar um documento (convite) pra ter impressão na frente e atrás. Assim, sugiro se for fazer a arte do documento, verificar antes se vai saber imprimir. Não tendo segurança pra isso pesquise uma gráfica apenas pra impressão. Por experiência, acho que muitas vezes um serviço profissional de uma gráfica especializada em convites ou que venda convites já prontos pode te trazer menos preocupação, dar mais segurança e até uma certa compensação financeira.

Se desejar aprender tudo mesmo, sugiro que busque no Youtube que tem passo a passo de tudo. No tocante ao tamanho, há vários tamanhos padronizados no comércio, mas se for fazer um por conta própria, se tomar como base papel A-4, pegue uma régua e meça o tamanho dos cartões (altura X largura) e veja quantas caberiam ou teriam tamanho satisfatório de acordo com o que você tem em mente e projete o seu modelo de cartão no Photoshop. Existem diversos editores gráficos, cada um com comandos e técnicas diferentes, apesar das semelhanças. Eu pessoalmente uso o Photoshop.Vou postar algo a respeito, espero que ajude.

A arte pode ser projetada no Word mesmo. Por exemplo, uma foto do menino, com uma mensagem. Escolha uma fonte bonita. No site www.dafont.com tem diversas fontes magníficas que podem ser utilizadas em cartões. Escolha a categoria callygraph (caligrafia). Esse tipo de fonte é aquele bem clássico que imita a grafia humana, escrita com um estilo bonito, acertado. Infelizmente, muitas fontes como são feitas por pessoas de outras línguas ignoram obviamente que na língua portuguesa existem sinais gráficos específicos: á, é, í, ç, â, ê, etc. Por isso muitas dessas fontes podem apresentar problemas se for colocar palavras que exijam essas expressões com acentuação.

Uma opção pra resolver o problema da impressão dupla (frente e depois verso do mesmo papel) seria escolher um papel mais fininho apenas para colocar/colar na parte externa (de dentro) do cartão, entendeu? E nele seria escrita a mensagem. Geralmente, local e horário podem ser postos fora do cartão, na capa. Acho que uma ida a uma boa revendedora de papel, vendo lá as opções de papel, muitas idéias podem vir à cabeça.

Ou, como já vi, você pode imprimir os dois lados do cartão da mesma folha ao mesmo tempo. Depois recorta esse lado e une os dois lados com um laço feito à mão. Pra isso, faça uma abertura no papel e passe o fio por dentro da abertura. Se for menina, use laço rosa, se for menino, laço azul.

Por sua causa vou criar uma nova modalidade chamada chá de bebê no blog. Mas pra coisas bem simples, pra quem quer (ou só pode) fazer em casa, não entende de artesanato, quer já tudo pronto. Apenas tendo o trabalho de colocar a mensagem.

No site: http://winxlinux.com/como-fazer-montagens-e-convites-no-photoshop foram destacados dois vídeo-tutoriais explicando como montar um convite com utilização do Photoshop. Tem informações úteis:






No site: http://minhasegundagestacao.bebeblog.com.br/31491/MODELOS-DE-CONVITES-PARA-CHA-DE-BEBE/ tem alguns modelos prontos, a maior parte extraída do Flickr, com modelos variados de cartões; alguns dos quais dá até para fazer em casa. De lá tirei um que serviu de âncora para montar os seguintes já prontos pra analisar ou pôr no Word e configurar tamanho e impressão:


Se alguém ainda tiver certa dificuldade em montar esse já pronto no Word, upei esse último cartão já pronto pra impressão em uma folha de A-4. Imprima em papel fotográfico ou papel cartão, por aí. Logicamente, tem que acrescentar com caneta ou lápis o local e data após cortar cada cartão.

5 comentários

  1. Mutíssimo obrigada!!
    Fique certo de que não ajudou somente a mim!!!!

    Mil bjos e obrigada mesmo, de coração!!!

    O chá do Davi vai ficar muito mais bonito agora!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, estou querendo fazer uma convite com um formato de uma sacolinha. Será que você pode me ajudar?
    mrenata10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, estou querendo fazer uma convite com um formato de uma sacolinha. Será que você pode me ajudar?
    mrenata10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ai mano ta ligado que essa mina é nariguda em, eu sei fazer isso comédia hahahahaha!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. existe no photoshop cs5 portable temas de convites prontos? para que eu imprima frente e verso, tenho que fazer um arquivo pra frente e outro para verso?
    gostaria se possível de uma ajuda, pode me enviar email para wclsp@hotmail.com Agradeço.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe