Pesquisar neste blog

Campanha "Diga não ao bloqueio de blogs"

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Diga não ao bloqueio de blogs
A Gf solucoes.net lançou essa campanha com os seguintes objetivos, segundo o próprio site:

"1. Conscientizar os blogueiros de que empresas, bibliotecas, faculdades e escolas bloqueiam blogs com palavras específicas na url como blogger, blogspot, blog, wordpress entre outros, sem levar em conta o conteúdo desses blogs.
2. Conscientizar os administradores de rede de empresas, bibliotecas, faculdades e escolas que nossos blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes."

O blog considera o seguinte:

"Talvez você não saiba, mas seu blog está sendo bloqueado na escola de minha filha, na faculdade onde estudo e na empresa em que minha esposa trabalha. Mas por quê esse bloqueio?
Ponto de vista dos profissionais de TI e empresários
A função dos blogs é disponibilizar downloads de programas e filmes piratas que geralmente trazem junto com eles algum vírus ou código malicioso que infecta a rede corporativa. Por segurança tudo é bloqueado.
Ponto de vista dos blogueiros sérios
Nossos blogs não podem ser bloqueados e discriminados pagando pelos erros de pessoas sem escrúpulos que mancham a reputação de blogs de qualidade e conteúdo relevante.
O bloqueio por url é uma realidade
Uma rápida busca no Google e você encontrará vários scripts ensinando como bloquear páginas da web pela url. Em alguns fóruns você verá perguntas formuladas por profissionais querendo descobrir como bloquear o blogger pela url. Mas não para por ai, wordpress, blogspot, blog, e isso é uma pena pois existem blogs de muita qualidade que são bloqueados por esses scripts de firewall."

Minha opinião é que não são apenas os blogs os disseminadores de vírus e arquivos piratas. Essa afirmação ignorante não nasceu de um estudo sério ou feito por profissionais conscientes do que acontece na internet.
O bloqueio por palavras-chaves atinge bons e maus, porque seu fundamento não é justo, é mecânico, "inumano" e desumano. É como se você colocasse no mesmo patamar a bíblia, o alcorão e um livro de bruxarias negras, porque todos possuem a palavra diabo. Não se pode esperar justiça, mas muita exclusão; é como um AI-5, pois impede a veiculação livre de idéias, de poesias, de artes, entre outros elementos da cultura humana.
Dou como exemplo a história de um amigo meu que trabalhava como jornalista em um setor público. Ele comentou que sofria para acessar mesmo sites de instituições conceituadas porque não era permitido acessar qualquer página que tivesse expressões como sex (e suas variantes), anal, oral, e palavras do gênero.
Outro erro de fundamento neste bloqueio é que não são apenas blogs que veiculam arquivos piratas e podem disseminar vírus e spywares, muitos sites também; boa parte dos "melhores" sites que veiculam arquivos piratas não é composta por blogs e muito menos contêm o termo blog em sua URL. Os maiores sites piratas têm domínio próprio que não são agregados ao blogger, blogspot, etc. Muitos desses sites são veiculados na forma de fóruns, que não são sites pessoais e são feitos com colaboração de vários usuários que se agregam em comunidades de interesse dentro do fórum.
Fora os conhecidos serviços do Blogspot, há também os serviços do Opera, Googlepages, Wordpress, Typepad, entre outros que hospedam blogs gratuitamente e não têm o termo blog em sua url.
Posso afirmar que não é um bloqueio inteligente, porque não traduz a realidade de modo exato. O que deixa evidente um imenso preconceito existente contra os blogs, o que também evidencia ignorância e intolerância.
 

Seguidores do blog

Mais lidos