Pesquisar neste blog

Moldura/máscara digital de Pooh (PNG)

sábado, 21 de março de 2009

Tutorial "como colocar fotos na moldura"

Esse tutorial para iniciantes de Photoshop pretende demonstrar quais os procedimentos básicos para fazer uma montagem fotográfica utilizando uma moldura pré-definida e uma fotografia/imagem qualquer.
Primeiro, é preciso esclarecer que a moldura, preferencialmente, pra poder funcionar a contento deve ter uma área "vazia" (chamada de transparente). Essa área pode ser quadrada, retangular, losangular, circunférica, etc. É a área/local onde será posta a fotografia desejada.
Se diz transparente porque a área destinada, por exemplo, à fotografia, é interpretada pelo Photoshop (ou qualquer outro editor gráfico) como sem pixels, isto é, uma área vazia. Assim, ao ser combinada com outra camada (layer ou máscara) no mesmo arquivo, se a camada/layer estiver embaixo da que tem a área vazia ela permanecerá visível.
O posicionamento das camadas no Photoshop estabelece quem será visto primeiro pelo olho humano. É como se colocássemos uma roupa por cima de outra; ou ainda como se estivéssemos colocando uma foto numa moldura comum mesmo. A foto não tem que estar por baixo da moldura?
Convém esclarecer que pixel ou pixel é uma palavra formada pela aglutinação dos termos de língua inglesa Picture (pintura, imagem, etc.) e Element (elemento). "[...] ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira." (Wikipédia, 2009).
Abaixo estão representados pedaços da mesma imagem. A primeira é a imagem no tamanho normal. A segunda é a mesma imagem aumentada pelo visualizador de imagens. Essa ferramenta que aumenta a imagem se chama zoom.

O Photoshop pode trabalhar com infinitas camadas. Assim, várias imagens podem ser abertas no mesmo arquivo do Photoshop e se combinar em uma única imagem. Essa composição com várias imagens se constitui em uma montagem (uma imagem montada).
Agora, os procedimentos básicos para COMBINAR/COLOCAR A FOTO NO LOCAL APROPRIADO NA MOLDURA (OU MÁSCARA DIGITAL). Obs.: uma máscara digital não é simplesmente uma moldura, ela abrange muito mais coisas. Moldura se refere especificamente ao tipo de arquivo que funciona como uma moldura. O scrapbooking possui um vocabulário e características cada vez mais específicos e não se resume a frames/molduras e possui amanhos padronizados para os layouts.
Feitas estas considerações, vamos ao tutorial:
1 - O primeiro passo é abrir os arquivos. Vá na aba de arquivo no Photoshop e abra as imagens desejadas para a montagem, no caso, a moldura e as) foto(s) desejada.
2 - Depois disto, clique na imagem desejada para colocar na moldura e arraste-a para o arquivo da moldura.
3 - Depois, se a imagem estiver no formato jpg (ou jpeg) é preciso desbloquear a camada. Para isso, clique duas vezes seguidas no ícone do cadeado que fica na aba de layer/camadas, na parte esquerda da tela. Se ela não estiver visível escolha Windows no menu principal do Photoshop e procure a aba layers ou camadas (se estiver em português). Clique em Ok.
4 - Após isto, ajuste os tamanhos das imagens. Se a moldura ou a imagem estiverem em tamanhos, digamos, muito diferentes para se preencher a área transparente da moldura, utilize Ctrl+T em uma das imagens e "puxe" a setinha até acertar o tamanho. Para aumentar proporcionalmente a imagem "movimente" a setinha ao mesmo tempo em que deixa ativada a tecla "shift" (geralmente se usa a do lado esquerdo do teclado)
5 - Para movimentar as imagens é preciso usar a setinha chamada "move tool". O atalho pra esta ferramenta é T. Olhe para o menu de camadas e note que a sequência de baixo para cima representa ordem das camadas. A camada da foto tem que estar por baixo da camada da moldura.
6 - Por último salve no formato PSD do Photoshop, se deseja alterar depois as camadas, adicionar textos, adicionar mais camadas, etc. Ou salve no formato jpeg (ou outro, mas jpeg é o mais comum e é bem leve), por exemplo, se deseja disponibilizar na internet a montagem da moldura com a foto.


 

Seguidores do blog

Mais lidos