Pesquisar neste blog

Estação de Ciências, Cultura e Artes em João Pessoa (PB)

segunda-feira, 13 de abril de 2009


A Estação Ciência, Cultura e Artes é um conjunto projetado por Oscar Niemeyer, cuja obra ainda está em conclusão, apesar de já estar aberta ao público. Sua inauguração se deu em julho de 2008. Digo que ainda está em conclusão porque eu fui lá e a cobertura dessa imponente obra ainda está sendo concluída. Por sinal, vai dar pra tirar cada foto linda lá de cima. A vista é belíssima e quando o sol cai cria-se uma atmosfera muito agradável. Ela é tanto uma tanto uma instituição educacional e cultural, bem como um marco nacional, pois foi dos seus últimos projetos de Oscar Niemeyer.
Localizada no Altiplano Cabo Branco, antigamente ela era uma pista de bicicross e abrigava o Bosque dos Sonhos. Apesar dos protestos contra sua construção, pois afirmavam que ela causaria a degradação da falésia, a obra foi edificada e seguramente é um dos cartões postais da cidade. No meu ver, achei o mais bonito projeto arquitetônico de João Pessoa. Acreditem, a sede da Igreja Universal do Reino de Deus era a obra mais bonita por dentro e por fora. Afinal, beleza é dinheiro. Lamento não por ser uma instituição religiosa, mas por que antes dela nada na cidade dá gosto de ver em termos de projeto arquitetônico. Em termos naturais, sim, há muita coisa. As praias do litoral paraibano são muito lindas e a água uma delícia pra tomar banho, além de não terem muita poluição. é frequente, por exemplo, em Cabedelo, alguém dizer: "te agradeço, meu Deus, por estar nesse paraíso."
Não gostei muito das atrações expostas dentro da Estação de Ciências, Cultura e Artes. Sinceramente, deixaram muito a desejar. Como ela é popularmente conhecida aqui como Estação Ciências, a expectativa que existe antes de adentrar o conjunto é de que você vai encontrar muitas obras científicas, muita coisa que vai fazer jus ao prédio. Negativo. Talvez, eu não seja um expert em arte, em cultura, mas quase todos com quem conversei sobre o que viram na torre, por exemplo, não mostraram muito entusiasmo. Resumindo, as obras lá contidas não criam diálogo, não criam reflexões, não excitam a imaginação tanto quanto talvez se desejasse. É uma opinião pessoal e não a imponho como universal.
Senti falta de alguém que com sensibilidade explicasse o significado de cada coisa. Havia gente lá pra informar, mas não parecerem interessados em se aproximar. Ora, quem tem boca vai à Roma, por que eu não perguntei nada?
As obras que retratavam objetos do passado expostas no museu continham apenas denominações do que eram, mas não havia nenhum texto contextualizando os objetos historicamente.
Seria tão bom um site da própria Estação de Ciências, Cultura e Artes explicando o significado, o artista, o contexto de tudo o que está lá exposto.
O prédio é limpíssimo, tem uma equipe de profissionais muito simpática cuidando da limpeza. A entrada é gratuita.
A página http://www.bomguia.com.br/estacao-cabo-branco-joao-pessoa.html explica quase tudo sobre o conjunto arquitetônico, sua estrutura, área de construção, eventos. É o principal ponto de referência sobre informações da Estação de Ciências, Cultura e Artes que achei.
Mas, a praia do ponto mais oriental das Américas é linda; vejam aí:

Abaixo está o farol do Cabo Branco, bem próximo à Estação de Ciências, Cultura e Artes, dá pra ir andando tranquilamente.


As duas fotos acima representam partes do painel “O reinado do Sol”, criado pelo artista plástico Flávio Tavares. Ele procura mostrar a história da conquista da Paraíba. O painel é muito bonito, possui 9m X 3m, e fica logo na entrada do auditório. Gente, quando eu saí, uma funcionária me chamou atenção pra eu não pisar na grama. Ela está certa!


Eu tava com o cabelo grande e feio. Não! Por que eu pus essa foto?!

Esse texto é todo feito a mão com linha de costurar, se não me engano!!!

Como eu tava de férias, fiquei muito gordo. Mas meu projeto é emagrecer 80 dias em um mês.

A obra acima procurou demonstrar com pedras o espaço sideral???


Enquanto isso, do outro lado da cidade, na área central da capital paraibana, o famoso cartão da Lagoa do Parque Solon de Lucena está em vias de ter alguma plástica que corrija décadas de abandono e completo desprezo. Eu nunca a vi bonita. Ela é como um mar sem vida, que só cheira a esgoto e podridão. Ela é bem ali perto do povão, pois lá estacionam carros, bicicletas e ônibus de todos os bairros, sejam ricos ou pobres. Não sei por qual razão, tanta coisa que é feita por Niemeyer, a começar por Brasília, tem essa marca de ficar tão distante do povão!

Como deletar conta do hotmail, msn

Assim como no Google, o MSN inclui um grupo de serviços acessíveis com uma única senha: Live, skydrive, Spaces, o Hotmail, etc. Contudo, diferente do Google, onde é possível excluir serviço por serviço (acho que é isso), no MSN você exclui todos os serviços.

Para fazer login na conta geral dos serviços do MSN o site é:
Se já estiver conectado, acesse a página geral da conta do MSN pelo link:
https://account.live.com/

Será exibida uma página assim após logar ou se já estiver logado:

Preste atenção que lá embaixo da imagem tem a opção fechar conta. Clique nessa opção. Aí aparece a seguinte mensagem:

Importante: para excluir as informações pessoais fornecidas ao Windows Live, a outros serviços da Microsoft ou a qualquer outro site acessado com esse nome, entre nos respectivos sites e exclua as informações antes de fechar a conta. Você não poderá mais acessar esses sites depois que sua conta for fechada.

"Quando sua conta for fechada:

  • Suas credenciais (endereço de email e senha) serão excluídas permanentemente.
  • Suas informações registradas no Windows Live serão excluídas permanentemente. Exibir as informações registradas
  • Você não poderá mais entrar no Windows Live, em outros serviços da Microsoft ou em qualquer outro site que seja acessado com esse nome.
  • Algumas informações que você pode ter fornecido à Microsoft não serão excluídas automaticamente. Para saber como ter acesso às informações pessoais, consulte a Declaração de Privacidade da Microsoft.
  • Você perderá o acesso aos seus contatos no Windows Live Messenger e no email da Microsoft (Windows Live Hotmail).
  • Se tiver contas de filhos associadas, qualquer permissão concedida às contas deles serão revogadas e você não poderá mais gerenciar tais contas.
  • Você deixará de receber boletins informativos, notícias atualizadas e outras assinaturas gratuitas associadas a esse endereço de email."
embaixo da página tem uma caixa com o e-mail da conta e pede novamente a senha. Ponha a senha, esteja certo de que quer realmente isso e clique sim. Não faça confusão com o link abaixo em azul: "esqueceu sua senha?". Se concentre no sim e no não. Escolha sim.
A página fica parada um pouco porque o MSN está gravando sua opção de fechamento de conta. Demora alguns segundinhos.
Vai aparecer uma mensagem dizendo que não pode encerrar sua conta do MSN porque existe uma conta de hotmail associada a ela (se tiver e-mail). Vai aparecer agora um link em azul:
Fechar sua conta da Microsoft.
Clique nesse link (se tá começando a ler aqui, leia do início)
Depois, aparece outra mensagem com a seguinte explicação:

"Encerrar sua Conta


Para desativar sua conta do Windows Live Hotmail, clique em Encerrar Conta. Todas as mensagens armazenadas serão permanentemente excluídas e os emails recebidos serão recusados.

Seu endereço de email está reservado por 270 dia(s) após o fechamento de sua conta. Após esse período, ele poderá se tornar disponível para uso por outras pessoas.

Para reativar sua conta depois de fechá-la, entre nela dentro de 270 dia(s).

."

Pronto! Clique em encerrar conta!

Depois aparece outra mensagem:

Sua conta de email está encerrada agora

Suas mensagens armazenadas e sua lista de contatos serão permanentemente excluídas dentro de alguns dias. "

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Deve existir um jeito mais fácil, mas foi assim que excluí uma que eu tinha. Obs.: a data 1969 não é real. Obviamente, joguei uma data quando fiz essa conta. Um abraço!

Carta de Despedida do trema…

Encontrei esse post sobre a despedida do trema no blog de Aleksey: esculambado.blogspot.com. Ele posta de tudo um pouco, quem quiser conferir. Tem muito texto interessante. Mas, tem muita coisa chocante e irreverente também. Espero que ele tenha fôlego!

"Como outros já fizeram, quero também me despedir do trema, cuja morte foi anunciada por decreto a partir de 1º de janeiro.

Não uma, mas cinqüenta e cinco vezes quero me despedir desta acentuação antiqüíssima e usada com tanta freqüência. Fomos argüídos a respeito? Claro que não! A ambigüidade que tínhamos para decidir se queríamos usar o trema ou não numa frase nos foi seqüestrada para sempre. Afinal, a ubiqüidade do trema nunca nos foi exigida.
Quem deve se beneficiar com esta tão inconseqüente medida? Creio que tão somente os alcagüetes, os delinqüentes e os sangüinários, justamente aqueles que não estão eqüidistantes, como nós, dos valores eqüiláteros da Sociedade.

Vocês já se argüiram sobre as conseqüências do fim do trema para os pingüins, os sagüis e os eqüestres? Estes perderão uma identidade conquistada desde a antigüidade. E o que dizer do nosso herói Anhangüera, que vivia tranqüilo com o seu nome indígena? Com a liqüidação do trema, a pronúncia do seu nome não será mais exeqüível.
Os nossos papos de chopp nunca mais serão os mesmos, pois a tão freqüente lingüicinha acebolada vai desagüar num sangüíneo esquecimento. O que vai acontecer com o grão de bico com gergilim, agora sem o liqüidificador para prepará-lo? Ah, meu Deus! Tenha piedade de nós! Nunca mais poderemos escrever que “a última enxagüada é a que fica”! Não sei se vou agüentar a perda da eloqüência, em termos de estilo literário, que o trema trazia à Última Flor do Lácio. É preciso que averigüemos se haverá seqüelas futuras! E para onde vai a grandiloqüência dos lingüistas? Haja ungüento para suportar tamanha dor! O que podemos esperar em seqüência? Será que não se poderia esperar mais um qüinqüênio para que fossem melhor avaliados os líqüidos benefícios desta mudança?
Portanto, pela qüinqüagésima vez, a minha voz exangüe se une à dos bilíngües e trilíngües como eu, cuja consangüinidade lingüística e contigüidade sintática se revolta ante tamanha iniqüidade. Pedir que nos apazigüemos, para mim é inexeqüível, pois falta-nos tranqüilidade diante de tamanha delinqüência gramatical.
Portanto é com dor no coração que lhe dou este meu adeus desmilingüido, mas pelo menos uma coisa me apazigüa, pois quando a saudade bater, sei que vou poder revê-lo quando estiver lendo alguma coisa em alemão.

Adeus, meu trema querido!"

 

Seguidores do blog

Mais lidos