Pesquisar neste blog

Amo química: oficializado novo elemento da tabela periódica

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A equipe de cientistas alemães comandada por Hofmann agora enfrentam a etapa mais fácil do processo de oficialização do novo elemento da tabela periódica: o nome. Por enquanto foi sugerido ununbium ou unúmbio, que significa 112.ele é pesadíssimo e só existe durante alguns segundos. Espero que não o apelidem por aqui alegria de pobre!

Mais informações sobre o ligeiríssimo elemento:
http://www.webelements.com/ununbium/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Un%C3%BAnbio

Informações da Wikipédia sobre o unúmbio:

Características principais - É um elemento super-pesado, radioativo, e seus isótopos se deterioram através da emissão alfa com meia-vida de somente alguns milisegundos . Alguns pesquisadores lhe atribuem o nome de "eka-mercúrio" devido algumas semelhanças com este elemento. Provavelmente metálico, líquido, de aspecto prateado. [editar] História Este elemento foi criado em 9 de fevereiro de 1996 no "Gesellschaft für Schwerionenforschung" ( GSI ) em Darmstadt, Alemanha, por uma equipe chefiada por Peter Armbruster e Sigurd Hofmann Este elemento foi sintetizado fundido átomo de zinco-70 com átomo de chumbo-208 , acelerando núcleos de zinco sobre um alvo de chumbo num acelerador de íons pesados ( UNIPLAC ). "Unúnbio" é um nome sistemático , temporário, dado pela IUPAC.
Isótopos - dois isótopos são conhecidos: O Uub-277 com meia-vida de 0,24 milisegundos, decaindo para Ds-273 com emissão alfa.O Uub-285 com meia-vida de 0,28 milisegundos, decaindo para Ds-281 com emissão alfa.
 

Seguidores do blog

Mais lidos