Pesquisar neste blog

Aprendi - o que é papercraft

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Papercraft é uma arte muito popular atualmente muito por conta da divulgação e super possibilidade de reprodução na internet, cópia do objeto por meio de downloads. Basicamente, o papercraft é um método técnico e artístico para confecção de objetos tridimensionais a partir de papel. Na prática os papéis utilizados para montar os modelos são pesados ou são papéis de cartão. O papercraft é também conhecido como paper model (modelo de papel), card model (modelo de cartão) ou até pepakura. Esse último nome se deve ao software, de origem japonesa, chamado Pepakura Designer, que facilmente diagrama e edita modelos tridimensionais, como arquivos de Autocad, 3d Max e outros, e os converte em paper models. Os paper models geralmente são divididos em partes que se juntam umas às outras através de abas ou dobras, que são coladas ou unidas com fita adesiva, possibilitando formar todo o conjunto. Assim, existem paper models de carros, aviões, personagens infantis famosos, celebridades, objetos os mais variados, personagens do cinema (sempre os mais procurados), entre outros. Mais modernamente, muitos papercrafts já são feitos com partes interconectáveis que dispensam cola e fita adesiva.
O que diferencia o origami do papercraft, ao meu ver, é que no origami a dobradura do papel é totalmente manual, não há encaixes previamente definidos ou matematizados por um programa. A mão deve trabalhar habilmente para dar movimento, pessoalidade, forma, acabamento. No papercraft tudo vem pronto e deve ser obedecido um manual de montagem das peças; a cola, nesse caso, é fundamental. No origami não, tudo é manualmente trabalhado, os encaixes não exigem cola.
O que quero dizer com hiper-reprodutibilidade é que na internet essa possibilidade de um objeto ser produzido em série ganhou uma dimensão praticamente infinita, uma vez que como bem digital, não há uma produção em série definida, dependendo de máquinas e homens trabalhando, mas apenas de uma reprodução, de uma sistema de cópia digital, feita de download, em que um arquivo pode ser baixado por download infinitas vezes.

Segue abaixo uma lista de sites bem interessantes que disponibilizam arquivos de papercraft para download:
Agora, um dos sites que mais gosto de papercraft é o cubeeecraft.com. Ele simplesmente apresenta versões caricaturescas de personagens famosos da vida real e da ficção. Uma das suas criações que mais gostei foi o Bob Esponja, que ponho aqui pra download. Basta clicar na imagem.
Os modelos da cubeecraft.com geralmente são feitos para ser impressos em papel comum, tipo folha de A-4. Depois de totalmente montado fica bem bonitinho e pode fazer um sucesso a mais com a garotada, como objeto de decoração de quarto infantil, para colocar bombons, tudo depende da criatividade.

Pra quem se lembra do robozinho R2-D2 de StarWars aqui vão algumas indicações das páginas de download de seu modelo em papercraft (advirto que essa montagem é um pouco difícil e trabalhosa, por isso só faça se realmente quiser e tiver força de vontade):
R2-D2
Links para download:
R2-D2 Papercraft [SF Paper Craft galeria de imagens]
R2 Series Papercraft

Cadê a minha mão?

The Mandolin (Berthe Morisot)

Um sol sem luz
Oceano sem águas
Boca sem palavra
Comida sem gosto
Sementes que não brotam mais
Um céu sem azul
Sem nuvens e estrelas
Sem os pássaros pra cantar
Um pintor que entrou no próprio quadro e se perdeu
Um escritor já sem histórias
Um ator sem personagens pra viver
Pés sem caminhos
Coração que bate mas não canta mais
Olhos sem imagens para ver
Asas sem lugar pra voar
Uma alma sem corpo
Fantasma de ninguém

Caíram os anéis de Saturno
A estrela cadente se perdeu
A bolhinha colorida se partiu
O barquinho frágil afundou
As pétalas voaram para longe
E seu perfume sumiu no ar
O tempo correu veloz
E a vida parou

Onde está você?

Onde estou eu?

Onde estamos nós?

(Jackson Angelo)

Wallpapers de ondas belíssimas (jpeg)


Sou fascinado por ondas. Elas que de perto acariciam graciosamente o corpo, porém quando se agigantam, sua força pode destruir, consumir vidas e lugares.
A beleza fascinante das ondas é parecida com a beleza humana, pois as ondas carregam essa dupla natureza de calmaria e de intensidade destrutiva. Quando achamos que dominamos essa beleza imensa, ela pode se agigantar e decidida nos cobrir por inteiro, nos deixar sem fôlego, sem nau, sem embarcação, e até sem vida.
Para baixar clique nas imagens abaixo:

 

Seguidores do blog

Mais lidos