Pesquisar neste blog

Texturas em alta-definição gratuitas (excelentes)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Recomendo o site: LOST AND TAKEN (http://lostandtaken.com), que disponibiliza gratuitamente em servidor próprio texturas impecáveis, como a textura abaixo, da qual pus apenas um preview, para baixar vá no site. Gente, não percam, são impecáveis!



Gr sites - ótimos arquivos, com serviços para fazer texturas de gradiente, listras, solos, etc.:


- Lost and taken - ótimo acervo de texturas  gratuitas:

- Página que indica várias texturas e backgrounds muito bons:

- Página com mais de 60 backgrounds e texturas gratuitas:

Balões e mais balões, festivos balões (montagens em PNG)

Gente boa, saudações!



As duas montagens abaixo são leves, são apenas balõezinhos já prontos pra colocar nas margens da foto. Nessa primeira amostra, estão alunos de uma escola pública aqui de Cabedelo numa festa de fim de ano.
As molduras só vão acrescentar essas imagens de balão como se fossem bordas.

Para baixar clique nas imagens!





9 molduras básicas tipo bordas finas pra fotos e montagens (PNG)

FORMATO PNG; ARQUIVOS BEM LEVES. ÀS VEZES A GENTE SÓAlinhar ao centro PRECISA PÔR UM A FINA BORDA AO REDOR DA IMAGEM, SÓ ISSO.

PARA BAIXAR CLIQUE NAS IMAGENS!











Tutorial: como criar uma textura jeans 1

Esse tutorial eu postei em http://tutorialmaniacs.blogspot.com. Lá é só pra tutoriais, enquanto eu não o encho de tutoriais, vou postando aqui também pra divulgar um pouco. Não é tutorial de experts, nem masters, doctors, PHs em Photoshop, é pra coisas que podem ser úteis pra quem trabalha com fotografia e montagens.

Eu amo jeans, principalmente calças. Quase 90% delas são jeans e a maior parte dos rapazes de minha cidade também usam jeans. No trabalho idem, quase todos usam peças jeans.
A cor mais tradicional obviamente é a denim, vejam o quadro abaixo extraído da Wikipédia. Ele mostra as mais utilizadas variações do azul, entre elas a denim.


Cor denim



Quando vou ao shopping sempre gosto de ver o que que tão oferecendo em termos de jeans. A qualidade, o lado inovador, criativo do jeans fazem toda diferença pra mim.
Então esse tutorial é pra fazer texturas jeans com o Photoshop. Texturas sempre são muito interessantes, pois podem servir como plano de fundo para alguma montagem, ou para preencher diferente objetos aos quais se queira dar o aspecto de jeans.
Uma fonte de computador, um fundo transparente, alguma parte de alguma imagem, há muitas possibilidades.
Esse tutorial basicamente eu aprendi no site Antiphrasis, o qual tomei como base, fazendo algumas modificações. O efeito é muito realista e o modo de fazer é bem prático.
Se você seguir as instruções vai conseguir o seguinte efeito:



Da minha parte fiz algumas mudanças por minha própria vontade e consegui um efeito diferente, o qual usei para fazer jeans com duas cores. Também se quiser experimentar a textura jeans com outras cores, não tem problema. O efeito é mais pra textura ficar com aspecto de jeans; as cores indicadas são perfeitas, mas pode tentar outras. Tutorial não é 100% uma camisa-de-força.



1° passo - Crie uma nova imagem no Adobe Photoshop, com pelo menos com três vezes o tamanho da sua imagem no tamanho final desejado. Dê Ctrl+N. Vai abrir uma caixa de diálogo, para definir as dimensões e características gráficas da imagem. Em name (nome) eu deixei untitled (sem nome), mas pode colocar ali o nome do projeto.



Por exemplo, se vai fazer um projeto com tamanho padrão de fotografias 15X 10 cm (acho que o tamanho é 15,20 cm X 10,20 cm); então para que a textura tenha um efeito legal, escolha uma imagem com três vezes essas medidas.

2° passo - Utilize a ferramenta Pain Bucket Tool (atalho: letra G - ela parece uma latinha de tinta). Essa ferramenta pinta/coloriza a parte selecionada de uma camada (layer). Escolha Cinza A 50%, que é representada pelo código 808080 (copie e cole no local indicado, os outros valores vão variar de acordo com esse código não precisa preencher um por um), conforme figura abaixo:



3° passo - Agora utilize os comandos Filter> Pixelate> Color Halftone com as seguintes definições: Max. Raio 5 pixels, e para todos os ângulos da tela (canais) escolha 135 graus, conforme figura abaixo:



Você vai ter um resultado assim:



4º passo - Vamos aplicar mais um filtro, desta vez utilize Filter> Sketch> Chalk . Vai aparecer a caixa de diálogo seguinte. Escolha Chalk & Charcoal (giz e carvão) : charcoal area:15; chalk area: 15; e Stroke Pressure: 1.
Essesd valos são referenciais, você pode ir testando os níveis até encontrar um que lhe agrade. Pode fazer isso depois e concluir o tutorial, tipo uma revisão e ir vendo o que pode descobri também. O tom aconselhado neste momento é um cinza escuro.



5° passo - Crie uma nova camada acima da primeira camada, e a preencha com qualquer cor. Qualquer cor mesmo: branco, verde, cinza. Faça como fez no passo um com a ferramenta Paint Bucket Tool. Se não fizer assim o próximo passo não vai funcionar, pois precisa de área com cor. Feito isto, agora configure as cores para ser branco (# FFFFFF), como seu primeiro plano e cor preta (# 000000) como sua cor de fundo. Basta clicar Pra fazer isso digite D (de default) e as cores ficarão como na configuração original do Photoshop: primeiro plano cor branco, segudno plano cor preto. A imagem abaixo mostra onde configurar essas cores.
(Obs.: Alguém pode até rir por eu tá sendo muito detalhado, mas ninguém lê as perguntas que me fazem pro e-mail todo dia. Ninguém nasce sabendo)



Então use Filter> Render> Fibers, com Variance 5,0, e Strenght 50,0. Clique no botão aleatório até chegar a um efeito de finas fibras brancas sobre um fundo preto.



Agora a textura como pode ficar após o filtro:



6° passo - Defina o modo de mesclagem (Blending Mode) da segunda camada para screen, e Opacity (opacidade) para 50%.
Para isso, clique em F7, vai abrir o menu de layers. Tem uma caixa onde vai estar escrito normal, isso quer dizer que essa layer (camadda) está no modo normal. Leve o mouse até lá e verá uma menu com várias opções de mesclagem. Mesclagem é como o modo que uma camada vai interagir em termo de cores com a(s) outra(s). Nesse caso escolha "screen".



Agora, é necessário criar uma camada de ajuste com mapa de gradiente. Indo direto ao assunto, vá no menu superior onde tá escrito Window e procure pela opção Adjustment (ajuste). Procure a opção Gradient Map (mapa de gradiente; é a penúltima opção). Veja:



As duas setas vermelhas da imagem acima indicam: a primeira, de cima pra baixo, indica o Gradient Map (clique nele). A segunda sets (de cima pra baixo) indica a opção de acesso para Adjustements (ajustes de camada).
Ao clicar em Gradient Map, cnforme imagem acima, vai surgir as seguintes opções:

1 - O GRADIENT MAP PRA SER EDITADO; DÊ DOIS CLIQUES NA ÁREA COLORIDA DO GRADIENTE, ENTÃO SERÁ ABERTA OUTRA CAIXA DE DIÁLOGO. OBVIAMENTE, O GRADIENTE QUE APARECER NO SEU PHOTOSHOP PODE TÁ COM OUTRAS CORES, DIFERENTES DAS QUE ESTÃO NO CASO DADO (VERMELHO E PRETO).



2- QUANDO DER OS DOIS CLIQUES NO GRADIENTE ACIMA, VAI APARECER UMA CAIXA DE DIÁLOGO CONFORME IMAGEM ABAIXO. VOCÊ VAI NOTAR QUE TEM UMA RETA COLORIDA COM AS CORES DO GRADIENTE. ESSAS CORES PODEM SER CONFIGURADAS À VONTADE, E ATÉ MAIS CORES PODEM SER ADICIONADAS, MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA.


AGORA CLIQUE NO PRIMEIRO QUADRADO DE COR, QUE NO MEU CASO TÁ COM A COR VERMELHA. VOCÊ VAI NOTAR QUE A PALAVRA COLOR LÁ EMBAIXO VAI FICAR EDITÁVEL.



Clique sobre o gradiente para editar cores. Faça a primeiro cor (color) à esquerda para azul escuro (código: 032340). VEJA a imagem, preste atenção onde escrevi o código da cor. Viu? É lá! É o último quadradinho/espaço bem abaixo do vermelho.



Você vai fazer esse procedimento com o último ponto do lado direito, mas usando o código de cor DDEAED.
Agora será necessário adicionar um ponto no meio do gradiente, por isso se diz location (local) 50% (a metade). Adicione uma cor médio azul / cinza (código: 475160) no meio (location 50%), e configure a última cor à direita para uma cor clara (utilize código DDEAED ).

VEJA A IMAGEM ABAIXO. NELA ESTÁ DESTACADO O ESPAÇO DO MEIO ONDE DEVE SER INSERIDA UMA NOVA COR NO GRADIENTE. PARA ACRESCENTAR ESTA COR BASTA CLICAR ALI (APARECE UMA MÃOZINHA, NUM PRECISA SER UM MOVIMENTO BRUSCO). PARA SABER SE FOI NO MEIO OU NÃO, BASTA VER SE O NOME LOCATION ESTÁ EM 50%, SE NÃO ESTIVER É SÓ DIGITAR!



Com esses passos até aqui consegui o seguinte efeito. Acho que poderia ter deixado as linhas brancas mais suavizadas, mas deixei assim mesmo:



7° Passo - Crie uma nova camada acima da camada de ajuste (Adjustement). Defina o Blending Mode (modo de mesclagem) da camada para Overlay e Opacity (opacidade) para 50%. Sobre esta camada passe uma brush semelhante a penas e destaque partes claras como se tivesse luz (use cor branca) e partes somo se fizessem sombras (use a cor preta) .
Achei a brush abaixo legal pra fazer isso. Isso fica a seu critério.


Feather Brush by ~kabocha on deviantART

A opacidade da brush você configura no menu superior, assim que definir a brush a ser utilizada. O autor do tutorial recomendou de 5 a 10%, eu fiz assim, achei um denim lindo mais correto demais, resolvi botar mais opacidade na cor e me agradei. Alá!
O meu resultado final ficou assim, porque eu quis um jeans assim, com partes claras e escuras. Na hora que você tiver passando a brush vai notar o efeito. Sinceramente, não gostei muito de passar com opacidade de 5 ou 10%, botei um pouco mais pra ter um efeito bem acentuado de luzes e sombras. Como sempre exagero na dose!
No final, no final! Lembra que disse pra fazer uma imagem com 3 vezes o tamanho que se desejava ter? Agora vá em Image > Image size e divida por três o valor indicado para altura (deixe marcado os três campos: scale types, constrain proportions, resmple image).
O efeito vai ficar melhor após a redução de tamanho:



Eu variei com este exemplo baixo e um monte de outros, pois fui experimentando valores e cores diferentes, brushes diferentes, etc.
 

Seguidores do blog

Mais lidos