Pesquisar neste blog

Sites com templates gratuitos para blogs do Blogger

domingo, 18 de outubro de 2009

Muitos internautas me enviam e-mails com questões de como fazer um blog, como fazer um modelo de blog, coisas desse tipo. O modelo a que se referem é o template, tema (theme) ou layout do site/blog. Alguns chegam até a chamar de skin. Talvez tenham escrito por conta do template que apliquei no meu blog, mas eu já o peguei prontinho pra usar. Na hora de planejar um blog, um dos requisitos fundamentais é o template, o modelo, o formato. Se como eu, não sabe fazer um, ou não tem paciência, e até não pode pagar para fazer, o jeito é recorrer a templates gratuitos, já prontinhos, com os quais o único trabalho que se vai ter é o de personalização, adicionar elementos, configurar os links, a forma de arquivamento, etc. Apesar de parecer pouco trabalho, personalizar e lidar com os códigos html de um blog, ainda que hoje esteja mais fácil, não é tão simples quanto parece. Tenho amigos que começaram um blog e de repente descobriram que não sabiam editar nada nele. Alguns com muita dor de cabeça acabaram conseguindo editar. Isso é importante: se acostumar, nesse sentido, a não ficar muito dependente de outras pessoas, porque elas podem até se sentir meio que importunadas e a gente meio sem jeito pra todo instante pedir explicação. Então, organizei essa lista para ajudar as pessoas que querem encontrar templates gratuitos. Preciso dizer antes que a maioria dos sites que serão listados está em inglês. Se não dominar o idioma, será necessário utilizar um tradutor online. Tente o tradutor do Google. Por sua vez, as imagens dos templates ajudam muito na escolha. Os blogs/sites que disponibilizam templates geralmente oferecem uma página de demonstração chamada demo (abreviação de demonstração). A página demo mostra como o blog ficará depois que o template for instalado. Se optar pelo download direto clique em download. Também é preciso dizer que há recursos muito sofisticados em alguns blogs que podem exigir, dependendo do nível de conhecimento do usuário, até um contato com o autor do blog de onde baixou o template para tirar dúvidas. Alguns naturalmente só vão entender se estiver em sua língua original, por exemplo, se estiver em inglês, tem que contactar nesse idioma de modo compreensível. Vamos aos sites:


1 templatesparanovoblogger.blogspot.com - gerido por Ariane. É um blog para quem quer iniciar, manter, modificar o template do seu blog no Blogger; ela dá dicas e tutoriais para personalização do blog muito práticos e bem explicados. Eu mesmo já me servi muito dele. Ariane também oferece serviço para fazer um template do jeito que você precisa. Eu tou pensando em contactá-la pra ajeitar o meu template e ele ficar bombando de bonito (atualizando: contactei-a, no momento ela não está aceitando)!
Os templates disponíveis nesse site são muito bons. E ela fala a nossa língua, o que é melhor.


2 dicasblogger.blogspot.com - gerido por Juliana Sardinha, é outro blog bem prestigiado na net a exemplo do de Ariane. Seus objetivos são bem claros e ele dá conta do recado. Pra quem tá iniciando um blog, ou quer iniciar, pode acessar o dicasblogger que não vai se decepcionar. Eu digo isso porque também utilizo quando quero aprender alguma coisa para edição do template. O dicasblogger possui uma página com templates gratuitos, para os quais apresenta termos de uso suficientemente claros.

3 wpbloggerthemes.blogspot.com - um dos meus preferidos. Ele é gerido por tmwwtw (só descobri isso e uma foto dele no Twitter). Quando se fala em Wordpress se pensa logo em um repertório invejável de modelos de blogs e sites. Como o nome diz são templates convertidos do formato Wordpress para o formato Blogger.
O template do meu blog brasilscraps.blogspot.com foi disponibilizado pelo WP Blogger Themes. Ao preço de dez dólares ele converte qualquer template do Wordpress para o formato Blogger.
4 www.eblogtemplates.com - subsidiária da Niche Blog Media LLC, oferece uma boa diversidade de templates para blogs da plataforma Blogger.

5. http://btemplates.com - Um dos meus blogs preferidos para template. O seu arsenal de templates para blog cresce todo dia. O que mais gosto além da diversidade e das novidades é a categorização. O site categoriza os templates de todos os modos possíveis: por cor, estilo, por palavras-chaves, por número de colunas, uso de gradiente, web 2, etc.
O btemplates é gerido por Francisco, editor do conhecido site http://blogandweb.com), e Claudia, editora do chicablogger.com, ambos em língua espanhola.

6 - http://www.blogskins.com - gerido por Myles Grant, possui um acervo crescente de templates, desde os mais simples até os mais sofisticados, feitos por amadores e por profissionais. É editado em língua inglesa. Possui um sistema de tags que leva a uma viagem sem fim de modelos de blogs.
Eu recomendo. Dá pra encontrar muita inspiração pra fazer o próprio template. Além de modelos muito diferentes.

7 - www.deluxetemplates.net - gerido por Klodian, possui um ótimo acervo de templates; se não tem quantidade, tem muita qualidade.

8 - http://www.be-insight.com - Site excelente, que também aceita encomendas para templates de blogs da plataforma Blogger. Ele é gerido por Jéssica Alves e João Alvarenga (fundador do site). O Insight possui uma galeria muito boa de templates gratuitos. Vale à pena conferir e testar.

9 - http://tempsvc.blogspot.co -Templates do blog templatesparavoce.blogspot.com; é gerido por Elke di Barros; possui uma galeria muito boa de templates gratuitos.

Espero que esta lista seja útil. Vou estar atualizando sempre que possível. Tenham todos uma ótima semana!
 

Seguidores do blog

Mais lidos