Pesquisar neste blog

Dia Nacional da Alfabetização - origem do dia e gráfico

sábado, 14 de novembro de 2009

Hoje se comemorou o Dia Nacional da Alfabetização. Essa data deveria ser comemorada com toda glória que ela representa.
A conquista do poder de ler, escrever, interpretar textos é uma das maiores que o ser humano pode alcançar.
Sem este poder de leitura e escrita, a pessoa fica com uma forma de cegueira perturbadora, que restringe a sua atuação social e a compreensão do mundo em que se vive.

Sobre o dia
Fonte: http://www.telelistas.net
Autora do texto: Pollyana de Moraes

"O dia 14 de novembro marca o Dia Nacional da Alfabetização, data criada em 1966 para estimular reflexões e práticas de educação e cidadania, em um país onde ler e escrever ainda não faz parte da realidade de muita gente. Segundo pesquisa do IBGE de 2007, o Brasil possui cerca de 14 milhões de analfabetos entre pessoas com 15 anos de idade ou mais. Apesar do número preocupante, houve uma redução de 4,7% na taxa de analfabetismo dessa faixa etária, em relação ao ano de 1997. O Nordeste é a região com mais dificuldades na área, pois dos 14 milhões de cidadãos citados acima, 52% estão nessa região.
A pesquisa mostra também que o analfabetismo está diretamente ligado ao rendimento familiar, consideravelmente menor dentro de um grupo onde ele está presente. No campo, as estatísticas também preocupam. Com uma taxa de analfabetismo de 23,3%, quase três vezes maior do que na cidade, a zona rural ainda carece de políticas públicas que incentivem e promovam uma educação de qualidade.
Entre as crianças de 7 a 14 anos de idade, faixa etária que corresponde ao Ensino Fundamental, a grande maioria (97,6%) freqüenta a escola . Esse número, no entanto, não significa qualidade do ensino, pois, ainda segundo a pesquisa, 2,1 milhões de crianças nessa idade que estão na escola não sabem ler e escrever.
Para acabar com o problema, especialistas defendem o aumento da qualidade na educação básica que cada cidadão deve receber durante a infância. Mais do que manter a freqüência das crianças na escola é preciso que elas estejam aprendendo o conteúdo estipulado sem atrasos ou defasagens. No futuro, a qualidade do ensino se refletirá no aumento de possibilidades no mercado de trabalho e na capacidade de maior participação e envolvimento social.
Para quem não é mais criança, a solução pode estar nos programas de alfabetização e educação para jovens e adultos , freqüentados, segundo o IBGE, por mais de 2,6 milhões de pessoas. O número ainda pode melhorar, mas já é um avanço. Nunca é tarde para estar em dia com a educação."

Agora um pequeno gráfico para colorir da SmartKids


50 molduras floridas, infantis, etctal (PNG)

Para baixar clique nas imagens (Mediafire).
Origem: vários sites de internet, já prontas.

 

Seguidores do blog

Mais lidos