Pesquisar neste blog

Como fazer costume (fantasia) com o Photoshop (tutorial básico)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


Olhando as imagens acima, é possível perceber que são fantasias. Porém, com um diferencial: elas foram alteradas com o Photoshop, de modo que a região do rosto ficasse transparente.
Essas fantasias são também conhecidas como costumes.
Para encontrar fantasias/costumes para montagens, faça uma busca no Google Imagens:


Se deseja uma roupa/fantasia/costume de fada, procure por costume fada ou costume fairy (fada em inglês). Procurar em inglês, espanhol, gera muito mais resultados.
Outra dica é procurar imagens que tenham uma resolução legal. Por que isso? Porque o Google indexa todas as imagens que atendam a esse critério, mas também é possível especificar o tamanho da imagem e as cores.
Em portugues foram geradas quase 150 mil resultados.
Em inglês, foram encontrados mais de dois milhões de resultados, com muito mais opções, confira:
Muito mais expressivo não é??!!
Para encontrar imagens maiores utilize o recurso de "Mais opções". Dependendo do que quero fazer, escolho imagens Grandes.


Lembre sempre de olhar os termos de uso e copyright das imagens caso deseje fazer uso comercial. Para uso estritamente pessoal, creio não existir problemas.
Um ótimo site com várias fantasias/costumes, é o http://www.buycostumes.com/CategoryPage/KidsCostumes_129.aspx. Gosto muito dele porque o fundo das imagens dos costumes é branco, asim, basta usar a borracha mágica do Photoshop que apaga completamente o fundo, caso deseje tornar a imagem transparente e isolar apenas o costume.
A maior parte desses costumes e fantasias que se encontram na net são catadas dele. Depois, ainda tem site/blog que reivindica algum tipo de direito autoral dessas imagens já em forma de costumes, quando qualquer um pode pegar essas imagens e converter em costumes.

COMO TRANSFORMAR A IMAGEM DE COSTUME EM IMAGEM TRANSPARENTE (APENAS O ROSTO OK?!)

Mas, se deseja apenas isolar o rosto, faça assim:

1 - Com o lado direito do mouse vá na aba de camadas (layers) e escolha layer from background (converter em camada). Só convertendo em camada é possível converter em imagem transparente.
2 - Para a seleção, utilize a ferramenta Lasso Tool (atalho letra "L"). No caso escolho a primeira alternativa como mostrado na imagem abaixo:

3 - Agora contorne apenas a região do rosto com essa ferramenta. Veja:


4 - Clique em del. Isso irá excluir a região selecionada. Veja:


5 - Pronto! Já pode salvar em PNG ou PSD com a região do rosto transparente. Depois pode acrescentar qualquer rosto de outra imagem. Nessa caso, a camada com o rosto deve ficar por baixo da camada com o costume.

O próximo passo só vale para imagens de costume com fundo de uma única cor (ou poucas cores) que contraste bem com a imagem do costume. Geralmente, as fotos de costumes têm fundo branco.
Se imagem de fundo do costume for muito colorida, então, deve-se selecionar com uma ferramenta de seleção apenas o costume, e o resto da imagem deve ser deletada.

6 - Se deseja apenas o costume sem o fundo e o rosto, utilize a Magic Eraser Tool (borracha mágica; atalho: letra "E"), com tolerance 10 (tolerância 10), foi o valor que escolhi.


7 - Para tornar a imagem mais leve, apare a imagem, vá no Menu superior e escolha Image>Trim, com os valores de referência abaixo:

Isso vale para qualquer foto. Por exemplo, se quiser a foto de um artista, de um wallpaper de filme, o procedimento é o mesmo.
Abaixo um costume completo de mulher pirata já com o espaço pra foto e fundo transparente:

Alguns sóis para fotos do verão (some suns to the Summer; PNG)

Apesar das chuvas eu sempre espero o sol brilhar!

(Fiz estes sóis pra decorar uma fotos, agora estão aqui pra dowload. Apenas clique nas imagens)
Absolutely unlimited use!












1 - Como montar com Photoshop:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/03/tutorial-como-colocar-fotos-na-moldura.html
2- Como montar com o Gimp:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/tutorial-como-juntar-foto-e-moldura-no.html
3 - Como montar com o Artweaver:
http://jacksonangelo.blogspot.com/2009/11/como-montar-foto-com-moldura-com-o.html

4 - Dicas de impressão (se pretende imprimir recomendo que leia):
http://jacksonangelo.blogspot.com/search/label/impressao

Blogs, Liberdade de Expressão e Justiça

O texto abaixo foi copiado do blog Usuário Compulsivo. É de autoria de Vivi, advogada, que publica o site http://nakanaide.net/.
É um bom referencial para qualquer editor de sites sobre como opinar na internet sobre algo, principalmente se envolver pessoas e marcas, de modo a evitar possíveis prejuízos pelo que se diz.

Eu quero escrever o que eu quero escrever. (imagem: timothytsuihin)


"Parece que atualmente virou moda empresas e pessoas processarem blogueiros. Seja por textos seus ou comentários de leitores, a coisa está se popularizando. Infelizmente, muitas dessas ações são possíveis, sim, mas as chances dos blogueiros vencerem ou não, dependem de vários fatores.

Não sou especialista nesta área específica, mas como advogada, acompanho todos casos que surgem aqui e no exterior, e vi que falta um pouco de esclarecimento não só por parte de blogueiros, mas do público em geral que lê blogs e comenta. Não vou aqui entrar no mérito de empresas/pessoas que abriram os processos estarem dando um tiro no pé, "queimando seu filme", pois escolheram partir logo pra briga, ao invés de tentar acordos extrajudiciais, invés de usar seu direito de resposta, no caso de empresas, e resolver a situação dos clientes insatisfeitos e que tais. Essas, precisam manter seus departamentos de marketing e jurídicos em maior contato, e isso vários blogueiros já falaram e concordo.

A verdade é que, também, nem sempre vemos textos relatando descontentamento com algo ou alguém de maneira factual, sem juízo de valor envolvido: às vezes há exagero e distorção dos fatos, ou não há, mas acaba-se usando palavras que podem ser consideradas ofensivas. Há, ainda, aqueles que, em vez de buscar seus direitos judicialmente, acabam usando seus sites, ou sites de reclamação sobre empresas, como método substitutivo ou como vingança pessoal contra pessoas e empresas. Há casos e casos, não dá pra generalizar nem acusar/condenar ninguém pela sua opção, porém podemos, como blogueiros, ter algumas coisas em mente, a fim de minimizar as chances de processo e, caso ocorram processos, minimizar nossos prejuízos ou aumentar nossas chances de sairmos vitoriosos ao final.

A constituição nos garante liberdade de expressão, e isso acredito que todos estão "carecas de saber". Mas mesmo a liberdade de expressão possui limites. Um dos limites se refere ao anonimato: para fazer valer este direito, não é possível se manter anônimo. Temos direito de expressar idéias, opiniões e relatar fatos que nos aconteceram, porém, junto com este direito vem também responsabilidades e obrigações, e também o direito de outros.

Falsas acusações, juízos de valor sobre serviços prestados a descontento, usar de palavras e termos ofensivos ou de baixo calão, podem, sim, permitir à parte ofendida, não só o direito de resposta, mas o direito de ação. Com a liberdade de expressão, temos que estar cientes que podemos incorrer em crimes contra a honra e imagem alheia, bem como calúnia, injúria e difamação. Assim, o ideal é que relatemos o que quisermos relatar procurando evitar qualquer termo ofensivo a pessoas e empresas, procurando narrar apenas fatos, da forma mais isenta e imparcial possível, por mais difícil que seja. Claro que ainda estaremos sujeitos a processo, mas delimitaremos os tipos de ação que a parte contrária poderá ingressar, além de nos resguardarmos.

Muitas vezes as empresas e pessoas poderão pedir que advogados enviem notificações extrajudiciais, pedindo a retirada de um conteúdo ou retratação. Podemos tentar negociar, dar direito de resposta ou obedecer. Notificação não é ação, é apenas medida acautelatória, caso a pessoa/empresa decida ajuizar uma ação, e meios de provar de que tentou resolver a situação por outros meios antes de acionar o judiciário, e que mesmo assim agimos de má-fé nos recusando a cumprir ou entrar em acordo. Também há aqueles que, mesmo que o blogueiro cumpra o acordado ou o pedido na notificação, ajuizam ação. Neste caso, tendo como provar que agimos com boa-fé e cumprimos, ficará um pouco mais complicada a situação para quem ajuizou a ação.

Também há empresas que processam por comentários deixados em blogs. Vemos em muitos blogs avisos de que os comentários não são de responsabilidade dos autores dos sites, mas a verdade é que podem vir a ser responsabilizados solidariamente, conjuntamente, com o autor do comentário. Estes avisos por si só não isentam, caso você receba uma ordem judicial para fornecer ips, logs de acesso, horário e dados de quem comentou.

Você só tem essa obrigação mediante ordem judicial, não apenas por pedido de um advogado. Até esse ponto, é escolha, mas se você receber uma ordem judicial e descumprir, poderá ser processado por crime de desobediência e ser responsabilizado conjuntamente pelo teor do comentário, ou em substituição ao autor do comentário. Dependendo do caso, claro, você poderá entrar com ação de regresso contra o autor do comentário em questão, caso você seja processado e condenado por comentário alheio. Então, tenham isso em mente. Até porque um autor de site e blog tem o poder de moderação e poderia evitar a publicação de certos comentários que ofendam pessoas e empresas ou que façam qualquer tipo de discriminação expressamente proibida na constituição e que tais.

Quanto ao direito de defesa, e falta de recursos: a maioria das cidades possuem serviços de defensoria pública, e muitas faculdades também oferecem serviços de assistência judiciária gratuita àqueles que não possuem condições de arcar com as custas de um processo, em todos os graus de jurisdição. Basta pesquisar no google pelas sedes mais próximas de defensoria pública na sua região e faculdades de direito próximas. Ligando para lá, lhe informarão o que é necessário para ter esse direito e qual o salário máximo que lhe permite fazer jus a tais benefícios. Além disso, mesmo que você possua advogado particular, também é possível, dependendo de seus rendimentos e despesas fixas, solicitar ao juiz o benefício da assistência judiciária gratuita, a fim de garantir isenção das custas perante fóruns e tribunais.

Este texto não pretende ser exaustivo, apenas esclarecer alguns pontos, que deixo mais como sugestão de cautelas/condutas que podemos ter para estarmos mais bem resguardados. Pra quem tiver maiores dúvidas, responderei nos comentário e, quem sabe, não gere novos posts? )"
 

Seguidores do blog

Mais lidos