Pesquisar neste blog

Limpar pele de rosto com o Photoshop

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Amigos, bom dia. Há muito trabalho bom publicado sobre a questão de limpeza de rosto com o Photoshop na internet. Ou seja, que mostram quais técnicas e ferramentas do Photoshop utilizar para remover manchas, corrigir diferenças de tonalidades, remover sardas, espinhas, imperfeições na pele, principalmente do rosto.
Selecionei dois tutoriais que achei simples de entender e fazer, isto é, exigem pouco conhecimento do Photoshop.
Ainda esta semana, vejo o que é possível fazer neste sentido com editores gráficos gratuitos.

1 - O primeiro que selecionei é do site http://codigofonte.uol.com.br. Esse tutorial basicamente utiliza os filtros noise median e o Gaussian blur. Esses filtros ficam localizados no menu filters (filtros). Para a foto do exemplo, foi utilizado como raio (radio) o valor de 2 pixels. Enfatizando que esse valor depende da resolução da foto também. Então é bom que se preste atenção a isso, através de testes, pra não deixar a imagem inadequadamente desfocada.
Primeiro duplica-se a camada. Pode usar o atalho Ctrl+J pra isso. Na primeira camada serão aplicados os dois filtros acima-citados. Essa mesma camada servirá depois como máscara. Mas para que se subtraia da camada abaixo, ao mesmo tempo que clicar no ícone de máscara pressione a tecla ALT. Explico: isso fará com que ao se passar o pincel (brush) sobre a primeira camada essa mesma área da segunda camada seja apagada, ficando apenas a área onde o efeito foi aplicado. A parte que não precisa se alterar basta NÃO passar o pincel por cima. Especificamente olhos, bocas, etc., ou outra parte (depende da foto) que não precise de limpeza de pele. Entendeu?
REPITO: um ponto importante é que para transformar essa camada em máscara clique no local indicado, onde tem o ícone abaixo circundado logo abaixo da aba de camadas (atalho para guia de camadas: tecle F7) e ao mesmo temo clique ALT.
Feito isto, observe o resultado e salve no formato conveniente. Se for usar o mesmo arquivo depois e editar, fazer mais alterações salve no formato PSD. Se for para salvar já para uso salve em jpeg, pro exemplo.




Essa mesma técnica pode ser utilizada para remoção de espinhas, sardas, etc. Contudo, esses filtros costumam alterar a cor e textura da imagem. Então, NESSE CASO, é preciso uma técnica que preserve satisfatoriamente (ou quase isso) os aspectos de cor, sombra e textura da imagem (pra ser bem resumido).
Nesse caso, há duas ferramentas básicas do Photoshop que se mostram muito apropriadas. São a healing brush tool e a dodge tool.
Há um tutorial eficiente do Baixaxi que explica como remover sardas e espinhas com essa técnica. Contudo, o autor comete um pequeno erro. Veja onde tá escrito: "Para utilizá-la, segure CTRL e clique em uma região da pele que esteja limpa (sem sardas)".
Na verdade, onde se lê CTRL substitua por ALT a fim de obter o efeito desejado.
O tutorial se encontra neste link:
http://www.baixaki.com.br/info/1674-photoshop-removendo-as-sardas-do-rosto.htm
Para trabalhar esse tutorial, posso sugerir a foto logo abaixo (não salve essa) vá na página em destaque logo abaixo e escolha uma de resolução maior:

Créditos da foto: http://www.flickr.com/photos/videoplacebo/865533882/sizes/s/

Assim que tiver mais tempo vejo o que se pode fazer nesse sentido com editores gratuitos e vejo se faço um tutorial com outras situações de limpeza de pele.
Mas, há vários tutoriais no Youtube a respeito. Então não custa tentar achar um que possa compreender. Boa sorte!
 

Seguidores do blog

Mais lidos