Pesquisar neste blog

Qual a resolução ideal para banners?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Zilene, uma usuária do blog, me fez uma pergunta muito importante sobre banners: "Qual a resolução ideal para banners com medidas de 80 X 150 cm e 60X100 cm?"
A resposta absoluta, para evitar quaisquer dúvidas e insegurança, é sempre 300 DPI para cima. Mas, não havendo tempo nem recursos técnicos ou conhecimento experiência prática suficiente para essa possibilidade, podem ser feitas as seguintes considerações.
Creio que tudo começa na qualidade das imagens. Posso aumentar o DPI de qualquer imagem, mas com perda significativa de resolução, pois a imagem muitas vezes pode ter sido projetada originalmente para 72 DPI, 90 DPI, 150 DPI, 200 DPI, 300 DPI, etc. Então, se for jpeg, não adianta que mude o DPI para 300, vai haver perda de qualidade muito significativa.
Se as imagens que compõem a montagem do banner forem feitas a partir do zero em programas vetoriais, como no Corel e Illustrator, não haverá problemas, pois são imagens vetoriais e podem ser "esticadas" para qualquer tamanho. Isto é, se forem projetadas e salvas no formato vetorial. Não adianta fazê-las com 300 DPI e salvar em jpeg,e sperando aumentar esse jpeg depois, vai haver perda certamente.
Contudo, se nestas mesmas montagens entrar uma componente do tipo jpeg, gif, png, poderá haver uma perda significativa de qualidade, se estas não foram compatíveis com a alta-resolução exigida pela montagem. Torná-las em vetor também não vai ser legal.
O tamanho de resolução é muito diferente de tamanho de impressão. O tamanho de impressão, como o nome mesmo já diz, é o tamanho real da área a ser impressa.
Para se ter uma ideia, se o banner a ser montado vai ficar bem depois de impresso, experimente dar um zoom em 100%. Se aparecerem falhas de nitidez, ruídos (manchas), etc., muito provavelmente a imagem impressa vai ficar também comprometida.
Se não aparecerem falhas na visualização de 100%, há uma grande chance da montagem total do banner sair bem na impressão.
Se levar o banner já montado, com as medidas acertadas, o próprio funcionário poderá te dizer se a impressão vai ficar bem ou não.
Então, não adianta que a fotografia, por exemplo, seja imensa em termos de megapixels, se tiver ruídos, sombras desnecessárias, erros diversos de imagem, a saída de impressão vai ficar comprometida.
Câmeras comuns, apesar de prometerem muito com o seus megapixels, na prática geram imagens de 72, 90 DPI em média, pelo pouco que sei. Então, se deseja tirar fotografias, utilizar fotografias nos banners certifique-se de que a imagem ficará boa, agradável ao olhar, na resolução desejada para o banner.
Recentemente, montei um banner para o aniversário da minha chefe, tive até certo receio, pois fiz a partir de uma moldura de 20x15, com 300 DPI. Não havia tempo para escolher kits de scrap, nem elementos, nem vetores, então, utilizei plugins diversos do Photoshop para diminuir a incidência de ruídos, resolver problemas de nitidez e acertar detalhes que após o aumento do DPI a imagem teve.
Feito isto, visualizei a imagem em 10o% e me pareceu pelo resultado que a impressão ficaria a contento.
Segundo o próprio funcionário da gráfica, sim, estava tudo em ordem. No outro dia, recebi o banner já pronto e conferi a qualidade da montagem. Não sou um profissional do ramo de impressão, mas minha sensibilidade aprovou o resultado. A imagem estava muito nítida e o efeito geral muito agradável.
Então, é recomendável fazer a montagem sempre com 300 DPI. Mas, há casos em que com 150 DPI até se alcançam bons resultados. Por exemplo, em montagens compostas com desenhos à base de vetores ou boas imagens jpeg de desenhos ainda se consegue um efeito que não compromete negativamente a impressão.
Há muitos casos registrados na própria internet de pessoas que afirmam ter conseguido bom resultados de impressão com banner de 150 DPI. Isto vai depender da máquina em que será impressa, da qualidade dos elementos trabalhados na montagem, da distância em que a imagem será observada, etc.
Encontrei um site com ótimas dicas neste aspecto, de gente do ramo, que entende na prática como as coisas funcionam, recomendo tomá-lo como um tipo de referencial:

http://www.silqueen.com.br/dicas.html

Espero ter ajudado, brigaduuuuuuuuuuu!

(Jackson Angelo)

Convite estilo vestido de noiva em PSD

Bom dia, existe um monte de modelos de convite imitando vestido. É muito utilizado para chá de cozinha, em alguns casos até de casamento.
Este modelo de convite fiz com base em vários modelos encontrados na net. Mas fiz o meu próprio vestido e cabide. Esse tipo de desenho se faz com a ferramenta Pen tool do Photoshop. É uma ferramenta que delimita pontos que podem ser unidos por linhas retas ou trabalhadas de modo que fiquem curvas.
O arquivo está no formato PSD, para quem sabe editar o formato. Todas as camadas possuem nomes: alças, vestido, buquês, rosas, cabide, imagem de fundo, faixa, base do vestido, de modo que possam ser editados à vontade. A imagem abaixo dá uma prévia do que pode ser feito com as camadas.
Como usar: no caso do modelo com o vestido pequeno na parte inferior, escreve-se a mensagem no fundo maior (cor creme). No caso do vestido sem imagem de fundo, escrevem-se os dados do convite/mensagem na parte inferior do vestido (cintura para baixo). Ou conforme sua escolha.

 

Seguidores do blog

Mais lidos