Pesquisar neste blog

Como extrair imagens de arquivo DOC

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O tutorial a seguir explica basicamente, entre outras coisas, como:
1 - Salvar documento .doc no formato pdf;
2 - Extrair/abrir as imagens de um documento no formato pdf no Photoshop e editar cada uma individualmente
3 - Extrair imagens de arquivo doc.

Esse tutorial é útil quando o arquivo doc possui muitas imagens e é necessário editar cada uma individualmente.

1º MÉTODO - Utilizando o Microsoft Word versão 2007 para extrair as imagens de arquivo doc.
Basta salvar qualquer documento do formato .doc para o formato docx (formato nativo da versão 2007). Feito isto, faça uma cópia do arquivo e trabalhe com a cópia. Renomeie o formato do arquivo .docx (da cópia) para .zip.
Neste caso, é preciso ter a versão 2007 do programa.

Obs.1: recomendo fazer o procedimento sobre a cópia do arquivo, caso não saiba desfazer o ato de renomear o arquivo. Se tem curiosidade sobre isso: basta mudar o formato de .zip para .docx.

Obs.2: Para renomear o formato do arquivo clique em cima do arquivo e tecle F2 (atenção: mude o formato, não necessariamente o nome). Ou remoneie assim: com o lado direito do mouse clique sobre o arquivo e escolha a opção renomear. O Windows vai perguntar se quer mudar essa terminação de arquivo (de docx para zip), escolha sim. O renomear é a penúltima opção que aparece no menu, antes de propriedades.
Uma vez renomeado, basta agora abrir normalmente o arquivo já no formato .zip com o programa associado ao formato, pode ser Winrar, Winzip, ou o próprio Explorer.
Navegue até a pasta onde está escrito media.

2º MÉTODO - O pacote do BrOffice é uma excelente alternativa gratuita ao pacote de aplicativos do Microsoft Word. Se puder baixe o aplicativo. Com ele é super simples fazer esta extração de imagens. No caso, abra qualquer documento no formato .doc com o programa Writer (editor de texto do BROffice) e salve no formato nativo do BrOffice, que tem a terminação .odt.

Agora, renomeie esse arquivo odt para zip, no caso mude apenas o formato do arquivo, isto é, as três últimas letrinhas do arquivo. Agora abra o arquivo zip e procure a pasta Pictures (imagens) e achará dentro dela as imagens do arquivo .doc. Então, agora é só extrair as imagens e editá-las, conforme se deseje.

Obs.3: Alguns computadores podem não deixar que seja visualizada a terminação do arquivo. Para mudar isso e visualizar o formato dos arquivos, vá em:
Painel de controle>Opções de pastas>Modo de exibição. Procure onde está escrito: "ocultar as extensões de arquivos conhecidos" e desmarque essa opção. Dê OK.

Obs.4: esse mesmo procedimento vale para os formatos de apresentações Powerpoint. Depois explico melhor a respeito.

Recentemente, me vi na dificuldade de extrair as imagens de um trabalho no formato .doc (formato de arquivo nativo do Microsoft Word) e passar essas imagens para um informativo no formato do programa Indesign (editor de jornais, revistas, cartões, etc.).
Quando tentava copiar do .doc para o arquivo do Indesign a resolução da imagem ficava muito ruim.
Então, pensei em algum modo de extrair imagem por imagem do arquivo .doc para poder editar ainda no Photsohop, pois elas precisavam de ajuste de iluminação, contraste, etc; só após isso inserir no Indesign. Fiz assim:

3º MÉTODO - esse eu uso por costume. O bacana dele é permitir trabalhar as imagens escolhidas já no Photoshop e salvá-las no formato que eu desejar.

Primeiro - utilizando o Micrososft Word, versão 2007 , converti o documento para o formato .pdf. Essa versão do Word permite salvar o documento no formato .pdf. Não sei se nas versões anteriores à de 2007 há esse recurso. O formato pdf é altamente recomendado para evitar perda de formatação, muitas vezes por ausência de fontes e outros recursos. Após essa conversão o Word vai abrir o documento criado no formato pdf.
O caminho para essa conversão é "Arquivo>Salvar como>pdf ou xps". Como se pode visualizar na figura seguinte.



Segundo - Agora, pode abrir o documento no Photoshop. O Photoshop oferece duas possibilidades de trabalhar o arquivo no formato pdf:
1 - Trabalhar as páginas do pdf. O usuário escolhe as páginas que quer editar.
2 - ou abrir as imagens selecionadas. Para selecionar clique em cima da imagem e com a tecla Ctrl pressionada vá clicando nas outras imagens. Dê OK.

Ver na imagem abaixo, como o Photoshop dará controle sobre a edição do conteúdo dos arquivos no formato pdf:

É isso! Espero que o tutorial seja útil para quem acaso necessite e leia. Um abraço.

(Jackson Angelo)
 

Seguidores do blog

Mais lidos