Pesquisar neste blog

Colocar foto na moldura com o Powerpoint

sábado, 18 de dezembro de 2010

Muitos internautas já me perguntaram sobre como colocar a foto na moldura com o Powerpoint. Então vou explicar como fazer isso. Esse tutorial utiliza a versão 2007 do programa, não sei se nas versões anteriores é possível proceder do mesmo modo.
Vamos ao passo a passo. Fiz este pequeno vídeo tentando apenas dar uma visão do processo.




1- Abra o Powerpoint. Vá em Arquivo>Novo;
1.1 Se tiver um modelo definido, escolha esse modelo; se não tiver, escolha apresentação em branco.

2 - Agora vá em Inserir>Imagem. Navegue até as imagens desejadas (no caso desse tutorial, uma moldura e três fotos). No Powerpoint as imagens do projeto podem ser adicionadas de uma só vez, basta selecionar todas as imagens no ato de inserir.
Atalho para selecionar todas: Ctrl +A.

3 - No Powerpoint 2007 tem um painel de seleção, acessível no menu de formatar, que permite um melhor controle sobre a ordem das imagens. Por exemplo: qual imagem fica por cima ou por baixo, deixar visível apenas a camada (imagem) em que estamos trabalhando. Esse menu de formatar só aparece se a imagem estiver selecionada.

A imagem primeiramente vai ficar como primeira camada. Utilize para facilitar o manuseio das imagens, o recurso de posicionar os objetos: trazer para frente, para trás, avançar, recuar. Esse recurso aparece quando a imagem está selecionada.

Assim, sempre que desejo trabalhar com certa imagem eu vou no painel de visualização e escolho qual imagem a ser trabalhada. Esse painel torna esse tipo de edição muito mais prático.
Para redimensionar a imagem de modo proporcional, clique na imagem, vão aparecer quatro pontos ao redor dela, escolha um deles e mova com o mouse em direção diagonal, até ficar no tamanho ideal para a montagem.

Sempre coloco a imagem a ser trabalhada em primeiro plano. Para isso, no menu superior vá em formatar, escolha trazer para frente ou trazer para trás, conforme a necessidade.
Há ainda o recurso de recortar a imagem. Esse recurso também fica em formatar e só aparece quando se clica sobre a imagem. Ele torna invisível a parte da imagem desnecessária para a montagem. Ao clicar na ferramenta de corte, aparecem quatro traços ao redor da imagem. Mova esses traços de modo que só fiquem as partes necessárias para a montagem. Não precisa ser de modo perfeito, corte a parte da imagem que se sobressai sobre a moldura, isto é, o cuidado é evitar que alguma parte da foto fique passando a área da moldura.

Para movimentar a imagem até ficar no foco desejado, podem ser usados as teclas direcionais: são quatro setas existentes no teclado. Essas teclas são representadas por setas apontando para o lado a ser movimentado; direita, esquerda, para cima e para baixo.

Boa sorte!


Sobre o Powerpoint:

O Powerpoint não é um programa voltado diretamente à edição de fotografias e montagens gráficas, isto é, ele não é um editor de imagens.
Ele é voltado para apresentações multimidiáticas. Isto é, apresentações que envolvam imagens, sons, vídeos e outros recursos digitais.
No tocante a montagens, pode-se dizer que o Powerpoint permite o uso de molduras e quaisquer outros tipos de imagens transparentes na edição das apresentações. Possibilidade que enriquece muito a edição dos slides, porque as imagens transparentes podem ficar sobrepostas sobre as outras, diferente das imagens em jpeg que sempre mostram um quadrado na sua demarcação.
Como se pode ver na figura abaixo, as molduras são muito utilizadas na formatação dos slides.

 

Seguidores do blog

Mais lidos