Pesquisar neste blog

Com dividir uma imagem em partes iguais com o Photoshop

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Neste tutorial vou ensinar como dividir uma imagem em partes iguais com o Photoshop. Isto é, basicamente vou ensinar como usar as ferramentas adequadas para colocar divisões na imagem. Este recurso permite que seja possível demarcar guias e aplicar efeitos em áreas específicas, sendo áreas demarcadas com o mesmo tamanho.
Esta técnica, entre outras possibilidades, é muito útil para:
1 - Projetos que exigem divisões de imagem, como panfletos, convites, cartões, folders com duas e três dobras, e projetos similares;
2 - Fazer texturas que exijam espaços iguais demarcados em uma imagem, como uma textura xadrez ou formada por linhas, por exemplo;
3 -  Dividir a imagem em quantas partes for necessário; etc.


Uma eficaz ferramenta do Photoshop para efetuar a divisão de uma imagem em partes iguais é a ferramenta chamada slice (Ferramenta fatia em português). Ela é muito utilizada para trabalhos com design de sites. Mas, neste caso, vou ensinar como se aproveitar das fatias e estabelecer divisões iguais na imagem. Para isto, além da ferramenta slice, será ainda utilizada a ferramenta de selecão quadrada (ferramenta letreiro retangular, atalho letra M). O ícone da ferramenta slice (fatia) é o que está marcado na imagem abaixo. O atalho é a letra C. No caso, é a segunda ferramenta da caixinha. O ícone da ferramenta letreiro retangular é o segundo ícone em forma de um retângulo tracejado.


 Vou tomar como exemplo uma foto minha que quero dividir, por exemplo, em quatro partes iguais. Basta selecionar a ferramenta slice e com ela clicar com o lado direito do mouse em cima da imagem. Abre-se então uma caixa de opções de fatias (pedaços, partes da imagem). Clique em "Dividir fatia...". Observe a imagem abaixo:

Feito isto agora estabeleça o número de divisões desejadas para a imagem. As divisões tanto podem ser feitas na horizontal ou na vertial e até em ambas, isto é, na vertical e horizontal. No caso da minha foto, resolvi para efeitos de prova dividi-la em 5 partes iguais na vertical, conforme mostra a imagem abaixo:
 
Veja que o campo de cima define a divisão em partes iguais na horizontal. E o segundo campo divide a imagem em partes iguais na vertical. Escolhi o valor cinco, No caso, pode ser escolhido valores bem maiores.
Feito isto, agora com a delimitação posso com a ferramenta de seleção retangular (letreiro retangular), selecionar as partes divididas na imagem e aplicar efeitos. Basta selecionar a ferramenta e com cuidado encaixar o quadrado na primeira área dividida de modo que o pontilhado fique exatamente circundando a área dividida pela ferramenta de fatia. Vai ficar conforme imagem abaixo:

Agora, posso ir aplicando efeitos em cada área. Para efeitos de demonstração, fui selecionando área por área. Importante dizer que para desfazer a seleção basta clicar Ctrl + D. Em cada área selecionada apliquei um preenchimento de cor, a 25%. Quando terminei de aplicar o preenchimento em cada fatia, selecionei a ferramenta de fatia novamente e cliquei com o lado direito do mouse sobre a imagem e selecionei "excluir fatias", conforme imagem abaixo.
 
 
Fiz este procedimento, porque se não cada fatia seria salva como uma imagem diferente. Como o objetivo é obter uma imagem só, procedi deste modo.O efeito final foi o da imagem seguinte.
 
 

Espero que o tutorial tenha sido útil. 
(Jackson Angelo)

17 comentários

  1. Muito Obrigado, me ajudou muito !! Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Aqui estava procurando e achei a solução para minha dúvida muito obrigado por compartilhar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando e achei aqui a solução da minha dúvida. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou bastante! obrigada

    ResponderExcluir
  5. essa ferramenta eu posso usar também para tipo eu retirar um microfone da mão de uma pessoa demarcando uma determinada área?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:41 PM

    Ótimo guia; exatamente o que eu precisava. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Valeu !!! Super util o tutorial !! exatamente o que procurava !!

    ResponderExcluir
  8. Sensacional. Estou aqui em 2018 e seu tutorial me salvando haha vlw demais

    ResponderExcluir
  9. Ajudou bastante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Blog top! Ajudou muiito ^^

    ResponderExcluir
  11. obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  12. Ótima explicação

    ResponderExcluir
  13. Tinha procurado em varios sites e de formas diferentes e ainda não tinha encontrado a solução, até encontrar o seu post. Muito obrigada!!! Post muito bem explicado e objetivo.

    ResponderExcluir
  14. obrigada, ajudou mto! 2020 aqui

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos