Pesquisar neste blog

Como criar e manter senhas (passwords) fortes e seguras

terça-feira, 3 de maio de 2011



Em uma época marcada por tantas fraudes e facilidade de quebrar mecanismos de segurança, o uso de senhas é uma constante na vida das pessoas.
Senha da conta bancária, senha da conta para internet, senha para cartão de crédito, senha para acessar sites, emails, redes sociais, etc. Senhas, senhas e mais senhas.
Ocorre que por conta de muitos sites exigirem senhas para acesso ao conteúdo e serviços, o internauta normalmente adota uma única senha; sem levar em conta que certos tipos de sites exigem, por conta da sua importância, uma senha ainda mais forte do que outros sites, por mais protegido que pareça o sistema de segurança do site.
As senhas são a primeira linha de defesa de um usuário. Por isso, é preciso valorizar sua importância. Ainda é comum que muitas pessoas só atentem para isso quando suas senhas são roubadas, ou esquecidas pela "desimportância" que lhes é dada.
Para navegar na internet é estritamente necessário criar uma senha forte e que não seja compartilhada com ninguém nem com quem julgue ser seu melhor amigo. Porque quem vê cara não vê coração.
Neste artigo, vou explicar como criar uma senha forte, conforme leituras feitas em alguns sites da internet.

1 - Fundamentos de uma senha forte:

1.1 Extensão da senha: de 8 a 10 caracteres; se quiser um pouco mais de caracteres (letras, símbolos, números, etc.) e seja capaz de memorizar ok!

1.2 Senhas alfanuméricas: isto é, devem conter letras e números.

1.3 Revezar entre letras maiúsculas e minúsculas.

1.4 Conter símbolos especiais. Por exemplo: &, *, %, -, $, entre outros; são os símbolos do teclado que não são letras nem números, mas símbolos de pontuação, valor, etc.

2 - Como criar uma senha forte?

2.1 Selecione/formule uma frase.
A frase não pode ser lógica. Escolha uma sequência de palavras da qual se lembre. Por exemplo: Sol - puma - Estrela - Show. Junte duas letras de cada palavra:
sl, pu, es, sh

2.2 Estabeleça uma ordem aleatória de letras maiúscula e letras minúsculas:

slpuessh (=) SlpUEsSh

2.3 Adicione números aleatórios entre as letras, ou troque alguma letra por um número
. Por exemplo, a letras "l" pode ser substituída por 1, que é bem parecido com ela. A letra S pode ser substituída por 5; tente encaixar um número razoável de números, mas não poucos e nem todos. Exemplo:
2.3.1 mudando letras para números
SlpUEsSh (= ) S1pUE5Sh

2.3.2 acrescentando mais números, no caso, trocando o U por 9 (u de último, 9 = último número de 0 a 9)
S1pUE5Sh (=) S1p9E5sh



2.4 Troque uma letra por caracteres especiais ou faça inserção deste tipo de símbolo. Por exemplo, acrescente * (asterisco) no meio da senha (4 de um lado e 4 de outro). Essa inserção pode ser feita em qualquer local escolhido pelo usuário.

S1p9E5sh (=) S1p9*E5sh

Pronto! Aí está uma senha difícil de decifrar e aparentemente difícil de lembrar, mas se lembrar o modo como foi criada a senha, sua mente poderá lembrá-la com mais facilidade. É recomendável guardar a frase original em algum lugar que só você tenha acesso.


3. Recomendações gerais para manter segura sua senha

Tome redobrado cuidado ao colocar senhas em computadores compartilhados, por exemplo, de lanhouses e ambientes de trabalho, por conta da possibilidade de interceptação por programas espiões e vírus, que podem residir nas máquinas existentes nestes setores.
Se for senha de banco ou serviços muito particulares, que alojam dados muito particulares de sua identidade ou mesmo de sua vida pessoal, prefira sempre utilizar o seu próprio computador, ou verifique se o computador utilizado possui a segurança necessária pra isso (firewall, antivírus atualizado, anti-spyware, etc.).
Evite utilizar senhas com números de:
1 - Data de nascimento sua ou familiares;
2 - sequências numéricas: 123456, 9876543, 3579, 02468, 1111111, e sequências semelhantes;
3 - sequências alfabéticas: abcdefgh, ijklmno, etc;
4 - seu nome e o nome de pessoas próximas: mãe, irmão, esposo, namorado, e similares;
5 - repetições simples ou combinadas: linalina, lindalinda, amoramor, chinachina, japaojapao, chinajapao, etc.
6 - evite utilizar senhas de serviços importantes para você nos registros de senha e usuários de sites de baixar arquivos piratas, sites com sistema de segurança que não lhe dão muita confiança; procure utilizar senhas diversas entre outros;
7 - algumas pessoas mal-intencionadas costumam prestar atenção às teclas digitadas na hora que você digita sua senha, por exemplo, na fila de um caixa eletrônico. Utilize seu corpo como escudo. Não confie em ninguém, mesmo se tiver confiança pessoal nele;

Segundo técnicos de informática, é necessário que as senhas sejam trocadas, pelo menos, a cada três meses, por mais seguras que pareçam ser.
Evite ainda acessar links de sites suspeitos, principalmente de sites de pessoas que nem conhece, ou mesmo que sejam de pessoas conhecidas, de mensagem cujo conteúdo pareça duvidoso. Por exemplo, de emails recebidos pela internet, com assuntos que não têm nada a ver com seu amigo; ou de empresas que se passam por Visa, Santander, Banco do Brasil, CEF e similares, se não lhe tratarem pelo nome e que pedem para que você faça inserção de seus dados pessoais no site. Muitos criminosos digitais criam sites fraudulentos parecidos com sites originais das empresas que tentam simular, cuja intenção é que você divulgue dados da sua conta, seu CPF, identidade, telefone, entre outros dados sigilosos, para uso fraudulento.
Se o sistema do site permite utilizar um número significativo de caracteres na senha, veja se é possível decorar uma sequência de 14 dígitos, por exemplo.
Se não consegue decorar várias senhas para vários tipos de sites, crie uma senha principal e vá alterando, combinando com outras senhas, com outros dígitos.
Fique atento!
(Jackson Angelo)

Proteja-se: Procon divulga lista de sites de compras que não entregam produtos

Segundo Jornal online O Globo (02/05/2011), o Procon divulgou uma lista com sites de compras, em que os compradores, mesmo após pagamento, não recebem os produtos adquiridos.
De posse desta informações, recomenda-se que evite comprar nestes sites. E mesmo que o site de compras não esteja nesta lista, o Procon recomenda ao consumidor adotar os seguintes procedimentos:
"1 - Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP para verificar se a empresa tem registro de reclamações;
2 - Desconfie de preços abaixo da média do mercado;
3 - Verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço e CNPJ. Se o domínio for ".com" ou ".net", verifique onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com. Fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
4 - Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
5 - Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
6 - Guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
7 - Exija sempre nota fiscal da compra."

Abaixo uma lista com os nomes dos sites (clique na imagem para uma visualização melhor).
Boas compras!
 

Seguidores do blog

Mais lidos