Pesquisar neste blog

Como manter postagens e layout do blog

domingo, 15 de maio de 2011

Minha amiga blogueira Sheila, a quem muito prezo e respeito, me falou sobre a possibilidade de exportar o blog na plataforma Blogger, como forma de manter intactas as postagens numa eventualidade de ocorrer novas falhas nos serviços de manutenção da plataforma.
Exportar um blog significa, em termos práticos, baixar um arquivo no formato xml. Esse formato de arquivo possibilita salvar todas as postagens e comentários de um blog, de modo que o blogueiro possa utilizá-lo como backup do seu blog.
O arquivo exportado parece assim um arquivo de texto cheio de código html. Assim, ao exportar o blog nesse arquivo, o blogueiro pode ter certeza que suas postagens estarão seguramente guardadas para um eventual uso.
Para exportar o blog, acesse o painel de controle do Blogger, vá em configurações, aparece uma primeira opção de Ferramentas do blog com possibilidade de importar, exportar e excluir o blog.
Se deseja exportar o blog, quer dizer, salvar uma cópia do seu blog, com todas as postagens e comentários até a sua atual configuração, basta clicar em exportar blog. Então, será salvo um arquivo xml do seu blog, com todos os caminhos para que possa utilizar esse arquivo com um delimitador do seu blog ou de um novo blog, que mantenha as mesmas postagens do blog exportado.



De que modo o blogueiro pode utilizar o arquivo exportado?

Para utilizar esse arquivo, basta ir na mesma aba de configurações e escolher importar blog. Nesse procedimento, o novo blog manterá todas as postagens do blog importado. Isto é, o arquivo xml manterá os códigos necessários para visualização do conteúdo de texto e imagem das postagens do blog exportado.
Esse recurso, contudo, só é feito manualmente, não é automático. Então, o arquivo xml do blog exportado só manterá as postagens até a data em que foi feita essa exportação.
Por isso, no caso de querer uma atualização diária terá que fazer essa exportação diariamente.
Esse método de proteger e conservar backups, cópias das postagens do blog é muito útil, mas repito, tem que ser feito diariamente, caso faça atualizações no seu blog todo dia.
Como eu faço muitas atualizações, prefiro receber as postagens por e-mail em um e-mail reservado apenas para esse procedimento.
 

Seguidores do blog

Mais lidos