Pesquisar neste blog

As mais de 7 Maravilhas da minha vida

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As sete maravilhas do mundo antigo ou moderno, ou da natureza, ou da tecnologia, nem sempre estão próximas de mim.
Só que em mim mesmo e na minha vida existem muitas maravilhas, muito mais do que sete. Creio e espero que na sua também. Certo que existe a antimaravilha, aquilo que pode representar uma agressão ininterrupta ao bem-estar da alma ou do corpo, uma perturbação, um problema, etc.
Vou enumerar algumas das maravilhas da minha vida, que sei muitos também possuem. Sem elas minha vida poderia perder um pouco de sua imensa graça:

Minha visão; minha audição; minha fala; minha capacidade de entender, compreender, raciocinar; minha audição; minha família; minha fé; minha esperança; minha saúde; minha capacidade de achar as coisas engraçadas; minha história; meus amigos; minha capacidade de me aperfeiçoar (devagar, mas melhoro sim); meus sonhos; etc.

Se pudesse enumeraria como maravilhas as pessoas especiais que me cercam. Certo, que nessa interpretação e avaliação das pessoas, é natural que "o que ela fez de pior" supere, fale mais forte do que "o que ela fez e faz de melhor". Por isso, saber perdoar, compreender o outro ser humano e suas limitações também é uma das maravilhas que podemos desenvolver na vida. Pois, se não for assim, quem sobrará para a convivência e para amar?
Ficará sempre a memória amarga corroendo, cortando, fazendo sangrar, enchendo de ódio, nos afastando das pessoas e nos fazendo odiá-las?

De certo modo, até os instantes difíceis, os difíceis demais podem mostrar o quão maravilhosas são muitas coisas simples do viver.
Por exemplo, minha mãe já passou dois meses internada em um hospital, propriamente em uma UTI. Viveu uma espécie de prisão. Contudo, conta ela, ao sair do "cárcere", até as folha das palmeiras e das bananeiras balançadas pelo vento davam alegria à sua alma. Olhar e sentir aquele verde, a vida pujante de uma folha lhe alegrou.
Também já vivi diversos momentos de prisão, que me privaram de coisas muito especiais na vida; mas, uma vez vencido algum dos cárceres, até entrar no próprio quarto se tornou uma grande diversão.
Estar quieto na praia curtindo o sol e a areia; ter a consciência tranquila; ter um prato de comida todo dia; pode parecer banal, mas milhares ainda não têm esse privilégio nos dias atuais.
Hoje, mais de um bilhão de pessoas passa fome no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Sendo que mais de dois milhões de pessoas morre de fome a cada dia no mundo.
Reflita bem quando avaliar sua vida e o que você tem, muitas vezes desgostoso com seus insucessos e sempre reclamando com sua condição material.
Minha visão é uma maravilha, a sua também pode ser avaliada assim. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que existam 180 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, dentre estes 45 milhões são cegos. Então, não faço parte deste exército. E se você também não faz esteja grato e aproveite bem esse dom. Embora, ser cego não represente o fim, pois existem pessoas que deram contribuições significativas à humanidade, mesmo com esta limitação: Stevie Wonder, Ray Charles, entre outros. Ainda assim, seria grosseria achar que eles não desejariam enxergar o mundo, a face das pessoas, o movimento das pessoas, dos animais, das árvores, o espetáculo de cores e tons que se misturam na visão, cobrindo a superfície da vida?
Como é gostoso poder escutar a música que gosto, na altura de som que me agradar, escutar a voz dos meus amados, dos artistas que admiro, das vozes dos animais, do vento, das ondas do mar. Esse contato sonoro é dos melhores que podemos ter. O som nos integra à existência, nos faz mergulhar em nós mesmos e no universo dos sentimentos. Pense na multidão de surdos que existem no mundo. Certamente, por mais que se adaptem e superem suas necessidades especiais, eles desejariam ouvir.
Pense nos deficientes, nos que estão doentes, nos que estão viciados em drogas, nos que nunca tiveram uma família, nos que não possuem trabalho, nos que vivem mas estão sempre incertos do seu destino, pense nos que já foram assassinados e nos que não têm amor algum no coração.
Se tenho a sorte de não me enquadrar nestes grupos, que esteja agradecido o meu coração. Se mesmo que em alguma condição indesejável para a vida eu me veja enquadrado, para que me torturar se ainda tenho outras maravilhas?
Perder algo, ganhar algo são extremos que podem ser muito dolorosos ou muito gratificantes. Perder e ganhar faz parte da vida de cada um. Quantos amigos já não deixaram saudades? Quantos entes queridos, quantos momentos inesquecíveis, quantos seres se vão diariamente e vão embora deixando uma lembrança boa por terem existido que deveria superar a enorme saudade que podem despontar no peito. Todo filho será órfão um dia porque ninguém está aqui para sempre. Não sei quantas linhas eu ou você ainda escreveremos na vida, mas se elas ficarem em algum lugar e estiverem guardadas por alguém, esta é uma forma de continuarmos vivos e do melhor modo: fazendo bem. Quantas pessoas maravilhosas não escreveram sobre situações e sentimentos que temos que viver e podem, mesmo que não estejam mais aqui, continuar nos ajudando em nossas fraquezas, problemas e inúmeras dúvidas?
Que se sinta feliz o meu ser, que os meus lábios se neguem a me queixar e não desfrutar as mais de 7 maravilhas que existem em minha vida. E que os problemas mais difíceis não tirem do meu coração a certeza das maravilhas que tenho e que ainda posso conquistar.
Eu te deixo esta mensagem com muito carinho! Porque muitas vezes eu mesmo sou invadido por tristezas e temores inesperados e nestes instantes é preciso batalhar para não ficar cego ao que tenho de melhor.
Um abraço!

(Jackson Angelo, de 07 a 10 de novembro de 2011)


 

Seguidores do blog

Mais lidos