Pesquisar neste blog

Inserindo sons em apresentações powerpoint

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A questão principal é "por que a música ou som não toca quando inicio uma apresentação do PowerPoint?".
Isto ocorre geralmente porque o arquivo de som foi não foi incorporado à apresentação, mas apenas ligado a ela. Quando se incorpora o arquivo de som, ele inicia automaticamente da forma que foi configurado. Quando ele é ligado à apresentação, a apresentação tem que estar na mesma pasta de origem no momento da inserção. Assim, se a apresentação for passada para um CD, DVD, pen drive, dispositivos portáteis em geral, não irá tocar pois o local do arquivo não estará mais acessível.
Para incorporar o arquivo de som, tipo MP3, OGG, etc., ele deve ser convertido para um formato aceito pelo Powerpoint, normalmente o WAV. Esses arquivos, no entanto, são um pouco grandes e a conversão deve levar em conta isso, pois se a apresentação em slides de Powerpoint for enviada por email pode ficar um pouco pesada para baixar. A não ser que se tenha uma boa conexão então não é problema.
Como, então, fixar os problemas de incorporação de som e música em uma apresentação de PowerPoint 2007?
Primeiro - converta o arquivo para o formato WAV. Para isto, existem vários programas. Recomendo o "Free mp3 WMA converter" (clique e veja instruções e informações sobre o programa). Apesar do nome, ele trabalha com os seguintes formatos: MP3, FLAC, WAV, OGG, WMA, MPC e APE, além de dar suporte à língua portuguesa.
É possível resolver o problema do tamanho do arquivo incorporado, definindo no programa parâmetros mais leves. Então, baixe e instale o programa. Clique em abrir arquivos. Escolha o arquivo. Defina os parâmetros do formato. Escolha o formato WAV. Após isto, clique em converter. O arquivo gerado ou será salvo na mesma pasta do arquivo original ou onde você configurou para salvar.


Como sugestão, recomendo usar os seguintes valores, conforme imagem abaixo. Para aparecer a caixa de opções para definição da qualidade do arquivo clique onde está indicado na imagem abaixo. Se clicar na imagem terá uma visualização melhor.


Feita a conversão para WAV, agora o arquivo de som quando inserido ficará incorporado na apresentação, sem a preocupação de ter que editar o arquivo toda vez que transferi-lo de mídia (HD, CD, etc.).

Agora como inserir o arquivo de som no Powerpoint?

No Powerpoint 2007 algumas opções aparecem mais claramente ao clicarmos sobre os arquivos inseridos. Então insira o arquivo criado no formato WAV. Para isso vá em Inserir e escolha Som, veja a figura abaixo:

Navegue até o arquivo gerado e clique abrir. Agora clique sobre o sobre o ícone de som do arquivo e aparece uma caixa de opções chamada ferramentas de som. Veja imagem abaixo (clique para ter uma visualização melhor).


Defina o valor para sons Link com tamanho maior do que 50.000 Kb. (Este valor provavelmente será maior do que qualquer arquivo de som ou música que você inserir em uma apresentação do PowerPoint).
Escolha "ocultar durante apresentação", assim o ícone do som não será visto na execução do slide.
Pronto, agora o arquivo está incorporado, assim onde a apresentação for copiada e executada o arquivo de som está fazendo parte dela, como os textos e imagens.

(Jackson Angelo)
 

Seguidores do blog

Mais lidos