Pesquisar neste blog

Como renomear todas as camadas de uma única vez em um arquivo PSD do Photoshop?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como renomear todas as camadas de uma única vez em um arquivo PSD do Photoshop?
Essa é uma questão perturbadora quando se trabalha com um arquivo PSD com vários camadas. Quando se baixa um arquivo em PSD cujas camadas estão escritas com caracteres diferentes do que usamos no ocidente, tipo: japonês, chinês, russo, etc., a dificulade é muito maior.
Mas existe um recurso chamado script, que poucos ainda conhecem no Photoshop. O script funciona quase como uma action (ação) do Photoshop. Na pasta do Photoshop ou mesmo no menu de arquivo do programa existe um submenu chamado Scripts.
O submenu de scripts está no menu file (arquivo), ver imagem abaixo:


Pois bem, existe um script feito para o Photoshop pelo designer Trevor Morris que possibilita com um clique renomear de uma vez só todas as camadas do arquivo PSD. O script se chama rename layer e pode ser baixado neste link: http://morris-photographics.com/photoshop/scripts/rename-layers.html.
Além deste, Trevor disponibiliza outros muito interessantes.

Para instalar o script basta ir na pasta de scripts do Photoshop e colá-lo nessa pasta. Neste tutorial, aprenderá como achar as pastas do Photoshop e instalar esse e outras pré-definições do programa: http://www.tutoriart.com.br/como-instalar-pinceis-filtros-melhorias-photoshop/
Assim, toda vez que abrir o Photoshop, o script será automaticamente carregado com o programa.

De outro modo, ele pode ser ainda "carregado manualmente"; para isso vá em scripts e clique em browser (navegar, buscar). Ache o script baixado e ele já vai automaticamente pedir um parâmetro para renomear as camadas. O parâmetro um nome com que cada camada será renomeada seguida de um número. Mas já facilita bastante.

(Jackson Angelo)


 

Seguidores do blog

Mais lidos