Pesquisar neste blog

Como descobrir se uma imagem é montagem parte I

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uma das maiores dificuldades encontradas na internet atualmente é identificar, em certos casos, se uma imagem é montagem ou não. Obviamente pelo contexto e mensagem de algumas imagens é possível identificar no mesmo instante que se trata de uma montagem.
Contudo, algumas imagens são espalhadas por email, redes sociais, entre outros meios, com o intuito de aparentarem ser reais. Não é o caso de fotografias de revistas em que há uma possibilidade muito grande da imagem ser trabalhada para ser esteticamente mais agradável ou esconder alguma falha, contudo sem a intenção de enganar demais, só digamos, "maquiar a fotografia". Em, alguns casos realmente há uma falsa informação, como é possível conhecer no site http://www.photoshopdisasters.com/ que analisa imagens veiculadas em sites, revistas, principalmente envolvendo artistas e pessoas mundialmente famosas em que há uma tremenda e até desastrosa manipulação com o Photoshop ou outros editores gráficos.
Então, escolhi um pequeno exemplo para mostrar como reconhecer se uma imagem foi alterada virando uma montagem. Hoje, olhando o Facebook, por exemplo, me deparei com uma imagem veiculando a mensagem: "te amo, Satan!". OBVIAMENTE A MENSAGEM É CONTRA MEU CREDO! As letras eram compostas por diferentes pessoas deitadas, vejam:


Então, se questionaram no Facebook se a imagem era montagem ou não. Numa primeira olhada, notem que o A é repetido, é a mesma coisa, são as mesmas pessoas. Então, a imagem total sobre o chão é uma montagem. Esse A foi trabalhado no editor gráfico como uma camada, então provavelmente as outras letras também sãocamadas.
Notem que o chão/superfície na parte superior esquerda apresenta traços retos, aí na parte inferior do mesmo lado essas retas apresentam-se curvadas.
A data colocada na parte esquerda soa bastante artificial, vejam essa parte com aumento da porcentagem de zoom (visualização):


 Notem o amontoado de "sujeira ao redor do nome"; o padrão de pixels é diferente. Fora que a perna do garoto de camisa azul se perdeu. Notem como o número 3 no final está embaçado.
Só por conta destes aspectos já se pode afirmar que é uma montagem.
Só vou analisar mais um aspecto. Aumentei o zoom em certa área e marquei. O pé esquerda da mulher parece ter sumido. E as sombras ao redor dos braços, soa estranho esse pretume. Fora que as letras S e N soam muito desproporcionais em relação à posição "deitada" e tamanho das pessoas. A última mulher da letra N parece estar em pé e não deitada, por exemplo. Então, acho até que as letras também foram montadas, fato que é perfeitamente possível com o Photoshop.


UPDATE: a conclusão lógica é que essas pessoas (mulheres, homens, jovens e crianças) nem sabem por quê estão nesta montagem; que elas não se juntaram para revelar uma mensagem de amor a Satanás. Logo o autor da montagem quis apenas causar alguma reação nas pessoas, tão forte quanto forem suas crenças.

No caso do site http://www.photoshopdisasters.com o reconhecimento é mesmo visual. Quanto mais você conhece as ferramentar que o Photoshop dispõe para alterar imagens e produzir ilusões, mais apto estará para reconhecer quando uma imagem foi alterada.
Esse tipo de reconhecimento analisa alguns aspectos da imagem, tais como:
- Desproporção e forma - neste caso, me refiro à desproporção entre os elementos da imagem, a análise se baseia em comparar a imagem estudada com a própria realidade. Ou desproporção entre partes do corpo do objeto, animal ou pessoa. Por exemplo, o formato de um braço, de uma cabeça, etc. É possível analisar essas partes e com paciência identificar se houve uma alteração significativa.
- Diferença de sombras, se houver.
- Partes da imagem que podem estar repetidas, em se tratando de imagens que, à primeira vista, visam a retratar a realidade do jeito que ela é, sem alterações digitais.
- Diferença de padrões de pixels e artefatos jpeg. Essa parte é a mais complicada. Você pode fazer isso aumentando o zoom da imagem e percebendo nos objetos principais da montagem uma diferença de pixels na aresta da imagem com a aresta da parte próxima. Quando se manipula uma imagem no Photoshop, por exemplo, as partes que são alteradas ficam com os pixels visivelmente modificados. Os pixels são os pequenos quadradinhos que são vistos quando aumentamos a maior parte dois formatos digitais de imagens. Até no visualizador de imagens do Windows dá para identificar diferenças de pixels.
No caso das câmeras digitais é preciso entender que todas possuem padrões de pixels diferentes. Há outros aspectos em que se diferenciam, mas vou me fixar apenas neste. Assim, se recorto parte de uma imagem para inserir noutra, ela carregará aquele padrão de pixels e num processo de aumento da visualização será possível identificar essa diferença de padrões.
 No próximo explico mais algumas coisas sobre como identificar se uma imagem foi modificada digitalmente.

 

Seguidores do blog

Mais lidos