Pesquisar neste blog

Como criar calendários e documentos gráficos com o Microsoft Publisher

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quem possui a suite do Microsoft Word instalada em seu computador possui um programa eficiente e fácil de usar para confecção de jornais, boletins informativos, calendários, cartões de visita, cartão-postal, currículos, emails, envelopes, etiquetas, faixas, menus, folhetos, entre outros. Trata-se do Microsoft Publisher.
Para verificar se possui o Microsoft Publisher no seu computador, vá em Iniciar - Todos os Programas - Microsoft Office (pasta) - Microsoft Office Publisher (clique nele), conforme imagem abaixo.


Já na interface inicial do programa o usuário pode ver as opções de documentos disponíveis, conforme prévia abaixo (clique para ver ampliada):



Por exemplo, na opção de calendários, o usuário pode ver diversas opções de modelos, com tamanhos variados, sendo possível definir tamanhos personalizados, bem como o ano letivo, modificação dos esquemas de cores e acréscimo/alteração de imagens, ver imagem abaixo (clique para ver ampliada):


Definindo tamanho: os modelos são separadas por tamanho e orientação já na primeira página de opções. Se for trabalhar com o formato A4, escolha as dimensões de A4.  Você ainda pode definir  o formato em paisagem ou retrato.
Definindo fontes: o programa também oferece opções pré-definidas de fontes que se combinam bem entre si. Depois, se desejar mudar as fontes basta selecionar o texto e ir na opção de fontes do programa para fazer as modificações.
Definindo período de tempo: se for para fazer o calendário de um ano inteiro vá em definir datas do calendário; assim, defina o ano; se escolher períodos por mês pode definir o primeiro e o último mês desejado. Por exemplo: data de início - janeiro de 2013, data de término - dezembro de 2013.
Você ainda pode definir um mês por página ou um ano inteiro em uma página, neste último caso mais conveniente para lembranças.
Após configurar as atribuições do calendário clique em criar e modifique o que desejar, inclusive as fotos.
Editando: Após definir estas configurações basta clicar em criar calendário. Os modelos de calendário permitem inserir quantos enfeites desejar (molduras, fotos, formas etc.). Recomendo usar arquivos de fundo transparente, com os do formato png. Finalizado o trabalho de edição, salve no formato pdf, png, jpeg, tif, etc. Não recomendo salvar em rtf ou doc pois perde muitas informações de edição.
OBSERVAÇÃO: Um ponto negativo do Publisher é que não é possível de uma única vez colocar em vermelho os dias de sábado, domingo e feriados. Isso pode ser feito selecionando o texto e clicando com o lado direito em cima dessa seleção. Aí escolha: "editar texto com o Microsoft Word". O programa Word será aberto com o texto selecionado para edição, basta ir selecionando os dias que deseja evidenciar em vermelho.
 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe