Pesquisar neste blog

Como demonstrar consideração por alguém?

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Consideração se mostra quando a gente faz o que é certo, sem necessidade de que o outro atente, peça e se veja na necessidade de reivindicar, reclamar ou lembrar até por vezes e vezes. Consideração anda lado a lado com o respeito e faz a gente pedir desculpas quando necessário, faz a gente fazer o que deve ser feito e abrir mão do egoísmo, faz a gente cumprir obrigações, avaliar bem como está nosso elo, amizade e confiança com as outras pessoas: "Há algo que precisa ser dito? Algo a ser pago? Algo a agradecer? A reconhecer? A definir? A consertar?" A desfazer, refazer, construir? A colocar em dia na vida?
O fato de considerar alguém - neste alguém creio que se pode incluir a própria pessoa (eu mesmo) - faz com que a vida caminhe para a frente com a consciência respirando livremente.
Que fazer quando não me consideram? Depende de muitas circunstâncias! Acho que uma das principais é ter consideração pelos seus princípios e valores.
Não queria citar um versículo bíblico, mas tem um que insistiu na minha cabeça. É quando Deus falou: "(...) por amor ao meu nome (...) Por amor de mim o farei!" (Isaías 48). Quer dizer, jamais posso me comparar a Deus, mas sua atitude foi lembrar o amor que Ele mesmo tem pelo seu nome e pela sua própria pessoa. 
Ainda que como homens persistam falhas na memória e no viver, é preciso conservar o amor pelo próprio nome, é preciso ter princípios que aplaquem nossa ira, é preciso ter até misericórdia e esperar o melhor. Não vou desconsiderar outra pessoa, não posso me fazer igual a ela, usando das mesmas técnicas de fingimento, desrespeito, humilhação, agressão, desonestidade e outras escórias que porventura tenha em sua alma.

(Jackson Angelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos