Pesquisar neste blog

Como achar todos os caracteres disponíveis nas fontes instaladas no computador

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Neste post explico como achar todos os caracteres disponíveis nas fontes instaladas no computador, isto é, permite identificar todos os símbolos de uma fonte. Vamos tomar como exemplo a fonte Arial. Um caractere é especial

Os teclados comumente não permitem com apenas um clique ou combinação simples de teclas encontrar/inserir todos os caracteres de uma fonte (tipo, conjunto de caracteres/símbolos) instalada no computado.

Uma maneira fácil de encontrar qualquer caractere de uma fonte é utilizando o Mapa de Caracteres (charmap.exe), um programa nativo do Windows, localizado na pasta system32 (C:\Windows\system32), que disponibiliza em ordem alfabética todas as fontes instaladas no computador, permitindo encontrar ainda todos os seus respectivos caracteres. Logo abaixo há um exemplo destes caracteres

☻☺ ◙ ◘ ♥ ♪ ♫ ▓ ▒ ░ ♣ ♂ ☼ ۩ ۞ﬞ Ѧ ®

E algumas possíveis combinações entre um e outro caractere da mesma fonte:

(¯`·._.·[ :;☆;:*:;☆;:*:;☆ °o.O ×÷·.·´¯`·)» ゚+.。.+゚ 。,。+。,。+。*。 ···^v´¯`×) ゚・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。

,.-~*'¨¯¨'*·~-.¸-(_ ・.・゚゚・.・゚・.・゚ 。.*#:.'゜.:*♪:.'.: -- --^[ ⋌⋚ฺฺฺo*♥♡♥*o⋛⋋ฺ✣ฺ⋌⋚ฺฺฺo •·.·´¯`·.·•

★─☆。o゚。★─☆。o゚。 `·.¸¸.·´´¯`··._.· ★♡★♡★♡ (¯`·._) ◆:*:◇:*:◆ ¯¨'*·~-.¸¸,.-~*' +。◇。+゚ Oº°‘¨

♡*。・。♡*。・。 ·´)› ・*:.。. .。.:*・゚ .-~·*'˜¨¯`·¸ ☺♡☻♡ ¸„.-·~¹°”ˆ˜¨ .。.:*・゚♡ ׺°”˜`”°º× *゚¨゚゚・ ♫*:..。

♡*゚¨゚゚・ —÷[(` —(•·÷[ —¤÷(`[¤ ··¤(`×[¤ ·´¯`·­» ]¦•¦[ `·.,¸¸,.·´¯ [`·.] (`·.·• •´¯¥¯`• •^v^–[ •·´¯°· ·°¯`·•

§.·´¨'°÷·..×> ]|I{•------» «·´º´·•[• ゚*:;;:*゚✿゚ฺ*:;;:*゚✿ฺ 𺰘¨

Para encontrar esse programa no computador digite o nome Mapa de Caracteres na caixa de busca do botão iniciar. Vai notar que aparece o programa desejado.

Existem quatro fontes nativas do Windows que são compostas exclusivamente por caracteres, são: webdings, windgins, windins 2 e windings 3. Embora estas fontes sejam compostas por símbolos, a digitação simples ou combinada de teclas é uma forma difícil de achar ou inserir todos os caracteres. Assim, o Mapa de Caracteres permite visualizar estas fontes e todos seus caracteres.

Como utilizar, neste caso, o Mapa de Caracteres?
Assim que abrir o programa Mapa de Caracteres, verá em ordem alfabética as fontes instaladas na sua máquina. Assim, digite a letra "a", se a fonte começa com "a", e com o ponteiro vá deslizando controle da caixa até aparecer a fonte desejada. Se for com letra "e", digite "e" na caixa de controle  e deslize o ponteiro do mesmo modo e assim sucessivamente. Veja a imagem abaixo:



Ao encontrar a fonte desejada, role clique nela e vá rolando o ponteiro até encontrar os caracteres da fonte. Uma vez encontrados os caracteres com que se identifique ou necessite, dê dois cliques sobre ele e escolha a opção "copiar" do lado direito do programa; depois apenas cole no seu editor de texto ou editor de conteúdo para web.
É importante que em alguns casos a fonte seja a mesma, pois nem todos as fontes possuem todos os caracteres que uma outra fonte dispõe.



Alguns editores gráficos como O Word possuem a opção de "inserir símbolo". Esta opção permite que se escolha o caractere de uma fonte que se deseje utilizar. Veja a imagem abaixo (clique sobre a imagem para visualizá-la em tamanho real):




Espero ter ajudado.

Um comentário

  1. Oi amiga, adorei todas as novidades do teu blog, também trago novidades no meu blog para ti contar, confira e depois deixe um comentário para eu poder saber o que achastes,beijokas.
    http://www.titacarre.com
    http://elo7.com.br/titacarre

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Estatísticas

Blogger WidgetsBlog statistics Widget For Blogger

Link-Me

Receber atualizações por e-mail

Enter your email address:

Provido por FeedBurner

Seguidores do blog

Mais lidos

Compartilhe